Com o intuito de aprender na prática sobre a história do município, área rural e urbana, vegetação e mata nativa, a 3ª série, acompanhada da professora Cristiane Aimi Ribeiro, fez sua viagem de estudos pelo município de Horizontina, no dia 11 de junho.

Os alunos conheceram o Morro Bela Vista, o Distrito de Cascata, e o Balneário Cascata, onde fizeram um piquenique, e conheceram uma amiga especial, que cantou diversas músicas com a turma. Após, na cidade, conheceram alguns bairros da cidade. A professora diz que o aprendizado vai muito além da história e da geografia, pois com este tipo de atividade eles também aprendem a valorizar as pessoas e cuidar do meio ambiente. O tema de casa foi fazer um relato da viagem para estimular a produção textual. A seguir, trechos de alguns textos:

“Fomos no lugar mais alto de Horizontina, que se chama Morro Bela Vista, onde encontramos um boi, poucos moradores, uma moradora chamada Glasir e no final, lá no topo, achamos uma pedra dizendo que é o lugar mais alto de Horizontina”. Gabriel S.

“A gente também viu o redemoinho do Rio Buricá, e fomos na ponte que separa Horizontina de Crissiumal”. Bernardo.

“Quando a profe Cris disse sobre o Morro Bela Vista eu pensei que era só seguir reto para diagonal mas era diferente”. Luan

“A parte mais legal foi conhecer duas amigas, uma tinha uma horta muito legal. A outra era uma pessoa especial, que cantou uma música”. Isadora.

“Lá onde fomos as pessoas eram bem queridas, gentis e trabalhadoras”. Gabriel K.

“Minha melhor viagem é essa (...) vimos hortas e plantações, árvores com frutas e um cachorro com a pata machucada”.  Pedro.