O Programa de Capacitação Profissional Aprendizagem, do CFJL, prepara e orienta os alunos a entrar no mercado de trabalho e realiza a indicação de jovens para atuarem como aprendizes em empresas de Horizontina e região.
 
Estão inscritos no programa 90 alunos do ensino médio que participam de encontros semanais, onde são realizadas palestras com profissionais de diversas áreas, abordando temas como:  visão empresarial, responsabilidade e relacionamento, marketing e apresentação pessoal, prevenção ao uso do álcool e outras drogas, mercado de trabalho, raciocínio lógico, liderança, comunicação oral e escrita, seleção, recrutamento e elaboração de currículos, ética, direitos humanos e trabalhistas, prevenção de incêndios e primeiros socorros, cidadania e solidariedade.
Além disso, o programa frequentemente indica os jovens para atuarem como aprendizes em diversas empresas. Em 2013, foram contratados 39 alunos em empresas de diversos ramos SLC Comercial, Centro de Compras Zaleski, Atrhol, Mavzak, CFJL, John Deere, Dinon, Sicredi, Tecnicon e Romeo Transportes. Em 2014, até o mês de junho, foram 13 pela John Deere e pela  Dinon.
 
Bruna Luiza Brandenburg, participou do programa e afirma que conseguiu resultados positivos:  “Pude aperfeiçoar meus conhecimentos de como me portar diante de cada ambiente ou situação, atuar como uma boa profissional, aprendi a demonstrar atitude e sempre fazer o melhor em qualquer ato. Tive acesso a assuntos diferentes que talvez em outro lugar não encontraria”.  Atualmente, Bruna trabalha na Cotrimaio.
Já Eduardo Abeling está participando da capacitação e é aprendiz  no setor de Recursos Humanos da John Deere. Ele diz que o programa de Capacitação Profissional do CFJL busca lapidar os alunos, preparando-os para sua primeira entrevista de emprego, oferecendo a oportunidade aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na escola, fazendo com que se dedique cada vez mais aos seus objetivos de estudante, conciliado com uma rotina de trabalho. Eduardo destaca: “Aprendi como lidar com as pessoas, a educação e a postura no meu local de trabalho, recebi muitos conselhos e dicas valiosas de organização no local de trabalho, a usar somente o necessário, praticando as regras do 5S. Também, a fazer as tarefas bem feitas, usar a lógica, planejar o meu dia de trabalho, controlar meu tempo, como expressar as minhas ideias, e como me comunicar com meus colegas de trabalho.”
 
Eduardo está fazendo o Técnico em Informática, e diz que ter o curso no currículo já é um grande diferencial para qualquer candidato a uma vaga de emprego, estágio ou em programas de aprendizado. “No final do programa, praticamente todos os alunos já estão empregados, mostrando que ele tem agradado não só os alunos que participam, mas os empresários municipais e regionais que buscam profissionais mais qualificados. Poder proporcionar esta oportunidade não é para qualquer instituição de ensino, pois aqui eu senti que a instituição não pensa somente no presente, mas sim no futuro de seus alunos”.