Os alunos da 2ª série estão participando das atividades do Programa MenteInovadora, iniciado neste ano pelo CFJL com a proposta de utilizar jogos de raciocínio para estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, atuando na capacidade do aluno em se modificar, a aprender novas habilidades e a pensar reflexivamente e incentivá-los a “aprender a aprender”. 

Um dos jogos que a turma está aprendendo é a Mancala, que surgiu no Egito a mais de 7 mil anos, e compreende a simulação de uma colheita, portanto as peças são sementes e o tabuleiro tem espaços específicos para cada jogador. O território de jogo de cada jogador é representado pelas seis casas a sua frente e o armazém, que é a casa maior à sua direita. O objetivo é acumular o maior número de sementes em seu armazém. Para além deste aprendizado, a professora Ana Dal Molin também trouxe para a sala de aula o debate sobre o Egito, sua história e cultura, para que os alunos compreendessem melhor a origem e a proposta da atividade. “A Mancala tem muito a nos ensinar sobre os jogos, os valores e a cultura que os forma, molda e cria. Ela foi concebida quando a humanidade vivia em uma sociedade agrícola, o que explica os seus elementos, como as peças que representam as sementes e um tabuleiro que simula buracos na terra”, explica a professora.

Assim, os alunos foram desafiados a fazer outras atividades, como cartazes sobre o assunto e maquetes que representassem o Egito. Tudo com a ajuda dos familiares, em casa, para pesquisar e aprender juntos. “O retorno foi muito positivo. Os pais realmente se envolveram e relataram que gostaram da proposta. Então, conseguimos aliar aprendizado, conhecimento, interação e aproximação entre pais e filhos e entre escola e família”, conclui Ana.

As maquetes foram expostas pela turma na Escola Aberta, realizada nos dias 2 e 3 de outubro.