n 0056

Ontem no final da tarde aconteceu o 1° Encontro de Professores Inovadores- Tecnologia e Inovação na Educação, no auditório do CFJL. O momento contou com a participação de professores, diretores, coordenadores e colaboradores das escolas públicas e privadas de Horizontina. 

Com objetivo de refletir sobre o papel fundamental das escolas referente à inovação, tecnologia e como usar deste cenário em prol da educação de nossos jovens, o evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Sra. Ivete Fátima Callegaro da Silva, e também foi prestigiada pela comunidade, representada pela empresa parceira do Ecossistema de Inovação, Tecnicon, além disso, destacamos a participação da FAHOR . 

Esse momento representa uma oportunidade única para refletir sobre o papel fundamental da inovação na educação, especialmente no contexto tecnológico atual, pois, a educação está passando por uma transformação significativa impulsionada pelos avanços tecnológicos. As professoras Joana Maria Spohr da Escola Estadual Básica Albino Fantin, Professora e representante da Secretaria Municipal da Educação Luciane Bolzan Cantarelli, representante da Rede Municipal da Educação Professora Paula Luiza Pündrich e a Coordenadora de Ensino Médio do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann Maria Aparecida Berwanger de Andrade, juntamente com o Sr. Ricardo Ninov, representante do SEBRAE/RS, foram os protagonistas desse evento, compartilhando suas experiências no maior evento de tecnologia e educação do Brasil, a BETT Brasil, que aconteceu em São Paulo. 

Durante a noite, foi ressaltada a importância de aproveitar as oportunidades proporcionadas pela tecnologia para melhorar a forma como ensinamos e aprendemos. Acreditando no potencial transformador da educação, os participantes buscavam ampliar suas redes de contatos, promover a troca de ideias e fortalecer os laços profissionais. O objetivo principal desse encontro foi moldar o futuro da educação, capacitando os professores a preparar seus alunos para prosperar em um mundo cada vez mais digital.

 n 0057

A integração entre a comunidade, representada pela Tecnicon, e as instituições educacionais, incluindo a FAHOR, fortaleceu o ecossistema de inovação local. Esse ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento e experiências impulsionou a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e o uso efetivo da tecnologia na sala de aula. Esta integração foi um marco para a comunidade educacional de Horizontina,  ao reunir professores, gestores e colaboradores, para promover a reflexão sobre a importância da inovação na educação. 

A partir desse evento, espera-se que as práticas inovadoras e o uso da tecnologia sejam ampliados nas escolas de Horizontina, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital. A educação deve acompanhar os avanços tecnológicos e promover um ensino de qualidade, utilizando recursos que estimulem a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos estudantes. O 1° Encontro de Professores Inovadores foi apenas o começo de uma jornada unindo a tecnologia em prol da educação.

n 0058