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 No período de 28 a 30 de maio a Rede Sinodal de Educação promoveu o XXV Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas. Destinado a gestores pedagógicos educacionais (coordenadores, psicólogos, orientadores e demais integrantes das equipes), o evento de imersão foi realizado em São Paulo e teve por objetivo desenvolver benchmarking com escolas de referência nas práticas pedagógicas e de gestão.

“Procuramos oportunizar momentos que possibilitassem ampliar olhares às práticas educacionais convergentes com aquilo que é realidade em nossas escolas: a busca por entregas de excelência, condição igualmente apontada nos princípios da Rede Sinodal de Educação. Assim, a escolha pela cidade de São Paulo, em sua condição cosmopolitana, observada a diversidade cultural, possibilitou que pudéssemos encontrar uma diversidade de vivências alinhadas com princípios de tradição, inovação e, sobretudo, com propostas e projetos pedagógicos alinhados com os de nossas instituições”, destaca o diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Jonas Rückert, valorizando novas possibilidades e a expertise nas diferentes caminhadas educacionais. “A todos os envolvidos registro meu agradecimento, na certeza de que outras iniciativas desta ordem, a seu tempo, dentro das suas necessidades, se constituirão como importantes movimentos em Rede”, conclui.

 

 Programação

 A programação iniciou ainda no entardecer de domingo, com recepção, atividades de integração e orientação pedagógica para os 78 participantes, representantes de 40 instituições de ensino dos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As atividades de segunda-feira contaram com palestra "Educando no Século XXI – protagonismo, responsabilidade social e formação global", com a diretora geral do Colégio Rio Branco, de São Paulo, Esther Carvalho; e roteiro de visitações em grupos às escolas Giroflê Giroflá, St. Nicholas School e Colégio Visconde de Porto Seguro, encerrando o dia com "Meet&Share" – atividade em grupo para o compartilhamento de conhecimentos sobre as visitas.

No dia 30 o roteiro de visitações em grupo seguiu no Colégio Matter Dei, Colégio Dante Alighieri, Colégio Rio Branco e Colégio Alemão Humboldt, finalizando com painel “O que fica" – atividade em grupo para o compartilhamento de conhecimentos e organização de ideias a serem levadas às escolas.

Atividades culturais também integraram a programação dos três dias. A escolha das instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para visitação levou em consideração as sugestões do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) a partir das demandas apresentadas pelas escolas da Rede Sinodal de Educação, especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas, inovação, tecnologias e práticas de gestão.

O XXV Encontro Nacional de Coordenadores foi uma iniciativa apoiada pelo conjunto das escolas afiliadas com intensa reflexão do Grupo de Apoio Pedagógico e execução da equipe de trabalho da sede da Rede.

 

Imersão

O Encontro tem uma importância muito grande para a Rede Sinodal de Educação e para as instituições de ensino que dela fazem parte, uma vez que reúne lideranças de todas as etapas de ensino. O formato em que o evento foi desenvolvido possibilitou uma verdadeira imersão no contexto escolar – instituições de ensino de excelência foram visitadas e, a partir das diferentes ênfases compartilhadas, pode-se ampliar a visão sobre a gestão escolar. Foi, sem dúvida, uma experiência única.” – Rosângela Markmann Messa, coordenadora pedagógica geral do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre

“O Encontro foi um momento interessante para troca de ideias entre as escolas. Tudo foi muito bem-organizado. A visitação a várias escolas num grande centro como São Paulo e posterior compartilhamento dessas visitas entre o grupo foi algo diferenciado. Além de termos tido a oportunidade de ver outras realidades, pudemos refletir sobre a prática e perceber o que é possível ou desafiador em cada realidade e região. As temáticas trabalhadas devem ser comuns em todos os ambientes escolares. Todos os envolvidos em Educação lidam com pessoas e é necessário, cada vez mais, entendermos o ser humano para que o aprendizado aconteça de forma interessante e instigadora.” – Sandra Regina Köhntopp, diretora administrativa do Bonja International, Joinville

 “Foram três dias de imersão para conhecer e refletir sobre processos de inovação, gestão, posicionamento de marca e estratégico, gestão de pessoas e feedback. Foram momentos ímpares de aprendizagem e compartilhamento. A Rede Sinodal de Educação entende que, por meio de vivências como essa, ampliamos a nossa visão e os conhecimentos sobre Educação, nos potencializamos como rede de escolas que buscam desenvolver educação de excelência.” – Renati Fronza Chitolina, coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação

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 TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação