n 0076

 

Os colaboradores do  Centro de Informação do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, desenvolveram um projeto inovador que vem revolucionando a forma como as pessoas interagem com o ambiente escolar. 

 

Desenvolvido pelos colaboradores Maicon Rafael Hammes, Christian Henrique Ludke e Mateus Dotto Schoninger, do departamento de Tecnologia da Informação, o projeto "Metaverso", trouxe a experiência da realidade virtual para o CFJL e a FAHOR, permitindo que estudantes, professores e visitantes explorem os espaços e ambientes do CFJL, de forma imersiva e interativa, durante os dias de evento SIEF e SIEF TEEN 2023. A ideia de criar o projeto surgiu em março de 2023, logo após a aquisição de dois óculos Meta Quest 2 pela instituição. O primeiro desafio foi criar uma sala virtual para o departamento de CI, utilizando a realidade virtual, permitindo que as pessoas visitassem o setor de forma remota. Superado esse desafio inicial, a equipe decidiu expandir o projeto para incluir toda a estrutura do CFJL.

n 0077

 A apresentação do projeto Metaverso, nas noites de SIEF 2023 e na tarde de SIEF TEEN foi uma experiência gratificante para a equipe. Durante os eventos, houve troca de conhecimentos, experiências e feedback valioso para aprimorar o projeto. O colaborador Maicon Rafael Hammes, do Núcleo de Tecnologia da Informação, destacou a sensacional experiência de participar e receber o feedback, afirmando: "Participar desses eventos foi uma experiência sensacional. A troca de experiências, conhecimentos e o feedback dos participantes foram extremamente gratificantes." 

 

A criação da escola em realidade virtual foi uma jornada que durou aproximadamente três meses, a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação, utilizou três softwares principais para concretizar o projeto. O Software Tinkercad foi utilizado para criar modelos dos espaços, objetos e também a construção de ambientes em 3D de forma intuitiva e fácil. Assim como o uso das plataformas SolidWorks, empregado para modelar peças mais complexas que precisavam de maior detalhamento e o Spatial.io, utilizado no óculos de realidade virtual para proporcionar a experiência de visitação da escola. 

  n 0078

Para o futuro, nossos colaboradores desejam explorar ainda mais as possibilidades oferecidas pelo projeto. O foco estará em aprimorar o projeto atual e concluir a criação dos ambientes da Faculdade FAHOR, para proporcionar aos usuários uma experiência completa e abrangente dos espaços da instituição. A constante busca por inovação e melhoria permitirá que o METAVERSO continue encantando e surpreendendo todos aqueles que o utilizarem.

 

O projeto “Metaverso”, desenvolvido pelos colaboradores do Centro de Informação do CFJL, representa um marco na interação entre tecnologia e educação. Através dessa iniciativa inovadora, o CFJL e a FAHOR abriram as portas virtuais para que estudantes e visitantes possam explorar e vivenciar os espaços de forma única e imersiva.