n 0089

   

     Em um mundo cada vez mais globalizado, o domínio de línguas estrangeiras, como o inglês, tornou-se uma habilidade primordial. Para garantir que nossos pequenos estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro, é importante começar desde cedo a estimular o interesse e o aprendizado de línguas. Solicitamos orientações às nossas professoras de inglês, Cintia Hartmann e Lara Cansi, a fim de compartilhar conselhos preciosos com os pais e responsáveis, para auxiliá-los a estimular seus filhos desde tenra idade a se envolverem no estudo de inglês e outras línguas.

1. Crie um Ambiente Multilíngue em Casa:

Exponha seu filho a diferentes línguas desde cedo, incorporando-as em atividades diárias. Etiquetar objetos em inglês, ouvir músicas e assistir a desenhos animados em outras línguas. Isso ajuda a normalizar a ideia de que existem múltiplas formas de se comunicar.

2. Jogos e Atividades Divertidas:

Introduza jogos de palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogos de memória e aplicativos educativos que ensinam línguas. Transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e interativa torna-o mais atraente e eficaz para as crianças.

3. Leia Livros Bilíngues:

Opte por livros que apresentam histórias em duas línguas. Isso ajuda as crianças a fazerem conexões entre as palavras em diferentes idiomas e a desenvolverem vocabulário de forma natural.

4. Modelagem de Comportamento:

Mostre entusiasmo pelo aprendizado de línguas. Se os pais também demonstram interesse, os filhos estarão mais inclinados a seguir o exemplo e se engajar.

 n 0090

 

"À medida que eles se expuserem mais à língua, ela se internalizará gradualmente. Desafiá-los a pensar em inglês também contribui para tornar o inglês parte do seu cotidiano”, salienta a teacher Cíntia. 

 

5. Estabeleça Metas e Recompensas:

Defina metas alcançáveis relacionadas ao aprendizado de línguas e ofereça recompensas ao atingi-las. Isso ajuda a manter a motivação e o senso de conquista.

6. Música e Filmes:

Músicas e filmes em inglês são ótimas ferramentas para familiarizar as crianças com a pronúncia e a entonação natural da língua.

7. Paciência e Encorajamento:

Cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado. Mostre paciência, celebre os avanços e ofereça encorajamento constante, independentemente das dificuldades que possam surgir.

      A professora Cíntia enfatiza a importância de incentivar nossos pequenos a assistirem filmes em inglês com legendas em português, progressivamente, os responsáveis podem remover as legendas e gradualmente permitir que eles assistam apenas na língua estrangeira.

     Incentivar o estudo de inglês e outras línguas desde a infância é um investimento valioso no futuro dos seus filhos. Com as dicas apresentadas neste guia, os pais e responsáveis podem criar um ambiente estimulante e divertido que promova a aquisição natural de línguas estrangeiras, preparando as crianças para um mundo globalizado e cheio de oportunidades. 

   Nossos pequenos são incentivados desde a Educação Infantil no projeto bilíngue, no qual nossas professoras promovem a comunicação em inglês desde os primeiros anos. Isso visa garantir que, ao chegarem ao Ensino Médio, o inglês seja uma parte natural de suas vidas, preparando-os para a faculdade e para o futuro profissional, com um domínio sólido da língua inglesa.