n 0099

O XIII Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação foi um grande sucesso realizado nos dias 11 e 12 de setembro, tendo o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann como anfitrião deste ano. Durante o evento, recebemos estudantes de diversas cidades da Rede Sinodal.

Durante essa jornada educacional, tivemos a abertura oficial do evento, XIII Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. No qual contamos com a presença das escolas participantes, incluindo o Colégio Evangélico Panambi - CEP, os estudantes do Colégio Sinodal da Paz, do Colégio Sinodal Progresso - CSP, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH, da Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem e nossos alunos do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL.  

Além disso, tivemos a honra de receber autoridades representando o poder público de Horizontina, o Secretário Geral do Governo, o Presidente da Câmara de Vereadores Rafael Godoy, e a representante da CEPRO, Adriane Freoder Kleinpaul. Da equipe diretiva do CFJL, estiveram presentes o Diretor Sedelmo Desbessel, o Vice-Diretor Wilson Hélio Hirt, e as coordenadoras Rosemeri Henn, Sonia Teresinha Bertoldi Bianchi e Maria Aparecida Berwanger de Andrade.Um dos pontos altos do Fórum foi a palestra proferida pelo Dr. Ruy Carlos Ruver Beck, intitulada "Por que me engajar à iniciação técnico-científica?". Suas palavras inspiradoras reforçaram o compromisso de todos os presentes com a pesquisa e o desenvolvimento científico, destacando a importância de nos envolvermos nesta busca incessante pelo saber.

Infelizmente, em decorrência das tragédias das enchentes que nosso estado está enfrentando em várias regiões, quatro escolas inscritas não puderam comparecer, assim como algumas autoridades e profissionais previamente confirmados para o evento. Mas apesar desses desafios, durante esta enriquecedora jornada educacional, realizamos a emocionante abertura, mesmo diante dos obstáculos, o espírito de aprendizado e colaboração prevaleceu. 

Os jovens pesquisadores puderam aproveitar a oportunidade de apresentar seus projetos à comunidade, estudantes e professores do CFJL, bem como aos avaliadores. Durante os dias do evento, além de exporem seus trabalhos, eles estabeleceram conexões com outras instituições, fortaleceram vínculos e expandiram suas redes de contatos. Além disso, na manhã do dia 12, ocorreram apresentações no formato de "pitch", que é uma breve e concisa exposição verbal de projeto, ideia ou conceito, com o objetivo de transmitir informações essenciais de forma impactante e convincente em um curto período de tempo, permitindo que os jovens detalhassem seus projetos para outros pesquisadores, professores e avaliadores. Essas apresentações orais não só  aprimoraram as habilidades de comunicação e postura dos nossos jovens, mas também enriqueceram sua experiência educacional. 

O 13º Fórum não se limita à pesquisa técnica, mas busca o desenvolvimento integral dos jovens, enfatizando a melhoria da expressão oral, da desenvoltura, da pesquisa, da escrita e da aplicação prática do conhecimento. Em suma, visa extrair o melhor de cada um de nossos participantes. A programação do evento incluiu visitas às instalações da Faculdade Horizontina - FAHOR e à renomada empresa John Deere, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora de aprendizado prático e contato com a indústria e a academia.

n 104

n 103

 Após os dias de intensas atividades no evento, chegou o momento tão aguardado: a premiação. No qual vale destacar que o projeto vencedor terá a honra de representar a Rede Sinodal de Educação em um dos maiores e mais importantes eventos de exposição científica e tecnológica, a MOSTRATEC 2023. O “XIII Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação”, premiou os alunos de Ensino Médio, com o Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, conquistando o 1º lugar com o projeto "O Impacto de Corantes Artificiais na Saúde das Crianças", enquanto o Colégio Sinodal da Paz brilhou com o 2º lugar graças ao "Estudo da Viabilidade do uso do Amido de Mandioca como Biopolímero para Vasos Ecológicos". Já os estudantes do 3º ano de Ensino Médio do CFJL, também mostraram sua excelência, garantindo o 3º lugar com o projeto "Hidrotech - Motor Ciclo Otto a Hidrogênio".

 n 102

n 101

 Já no Ensino Técnico, a SETREM foi destaque absoluto, conquistando o 1º lugar geral e entre os Técnicos com o projeto "Selo Setrem 100 ANOS - Elaboração de Logotipia Institucional". O 2º lugar ficou com a SETREM, que desenvolveu um "Aplicativo Mobile para Gestores da Saúde", e o 3º lugar foi garantido pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo com o projeto "Aplicação dos Passos da Trilha Startup da IENH para Criação de uma Startup voltada ao mercado pet: Um Estudo de Caso na Formação Empreendedora".

Nossa gratidão a todos os participantes, que contribuíram para fazer deste Fórum um grande evento. Esses projetos são reflexos do potencial brilhante de nossos jovens e da dedicação de nossos educadores. 

O CFJL teve a honra de receber as instituições da Rede Sinodal e, assim, continuar estimulando a pesquisa científica em nossos jovens com entusiasmo e dedicação.Continuamos a trilhar o caminho da pesquisa, inovação e aprendizado, confiantes de que o futuro está verdadeiramente em boas mãos.