n 106

Você já parou para pensar em quais problemas uma simples joaninha pode resolver?  Pensando nisso, nossas estudantes do 1° ano do Ensino Médio, Ana Tenedini, Bruna Binsfeld e Isadora Salanti, embarcaram em um projeto verdadeiramente excepcional: O uso de espécies de joaninhas para o controle biológico de pulgões.

Ao empregar as espécies Cycloneda sanguinea e Harmonia axyridis, nossas jovens cientistas conseguiram enfrentar um desafio notoriamente complexo: o controle biológico de pragas, como os pulgões, que têm o potencial de devastar completamente algumas espécies de plantas.

n 107

Este projeto foi nos apresentado em nosso evento, Escola Aberta 2023, com o título "Uso de Cycloneda sanguínea e Harmonia axyridis (Coleoptera: Coccinellidae) para o controle biológico de pulgões (Hemiptera: Aphididae) em diferentes culturas". Sob a orientação da professora de biologia Marliza Beatris Reichert, as estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas descobertas e realizações no evento. A partir disso, Ana, Bruna e Isadora foram selecionadas para participar da Mostratec 2023, uma renomada feira internacional de ciências e tecnologia organizada anualmente pela Fundação Monteiro Liberato em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

No CFJL, temos como objetivo principal incentivar nossos jovens a se envolverem na pesquisa científica, a investigar problemas e a encontrar soluções criativas. Essa conquista é um testemunho da dedicação e do talento dessas jovens, e estamos ansiosos para ver como seu projeto continuará a impactar o mundo da pesquisa científica e do controle de pragas. Desejamos sorte a elas na MOSTRATEC 2023, e parabenizamos novamente pelo excelente trabalho realizado.