n 016

Durante esta semana, o CFJL viveu um momento de imersão e aprendizado intensivo, impulsionado pelo desejo de oferecer o melhor para nossos alunos em um mundo em constante evolução tecnológica. Nosso time de professores e colaboradores participaram de dois dias de treinamento dedicados ao Método TRON, uma abordagem revolucionária no ensino de robótica educativa.

O Método TRON representa nossa crença de que a tecnologia robótica não apenas abre portas para o futuro, mas também capacita nossos estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais. Acreditamos que é através dessa imersão que podemos preparar nossos alunos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico.

n 018

Entre os dias 21 e 22, professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, juntamente com as coordenadoras Cida Berwanger, Sonia Bianchi e Rosemeri Henn e colaboradores do nosso núcleo de Tecnologia CFJL, Maicon Hammes, Paulo Bechaire e Luiz Quitaiski, mergulharam nas práticas, teorias e fundamentos do Método TRON. Foi uma jornada de atividades práticas, aprofundamento acadêmico e troca de conhecimentos, ministrado pelos profissionais Pedro Alves e Thais Barbosa da equipe Tron, tudo em preparação para levar o melhor desse novo conceito aos nossos alunos.

n 019

Além de trazer a exclusividade deste método ao CFJL, o único no Rio Grande do Sul a trazer esta inovação. O conceito de ensino de robótica educativa é inspirado na colaboração e na tecnologia criativa. Baseia-se fortemente nos princípios do movimento Open Source da robótica, com destaque para a tecnologia Arduino. Este método não apenas integra disciplinas, mas também promove habilidades psíquicas, cognitivas e comportamentais essenciais para o sucesso futuro dos nossos alunos.

Reconhecendo a importância das habilidades sociais no mundo contemporâneo, a TRON Ensino de Robótica Educativa apresenta o Robô TRON como um mediador educacional. Este robô inovador foi projetado para facilitar o desenvolvimento de habilidades como autocontrole, expressividade emocional, civilidade, empatia e assertividade. Além disso, ele aborda a resolução de problemas interpessoais, ao mesmo tempo em que mantém o aspecto lúdico essencial para a infância.

n 017

Esse método não apenas prepara nossos alunos para os desafios tecnológicos do futuro, mas também os equipa com as habilidades sociais e emocionais necessárias para prosperar em um mundo interconectado e em constante mudança. Estamos entusiasmados com o que o futuro reserva para nossa comunidade educacional, guiados pela inovação e pelo compromisso com a excelência.