O 1° Encontro Nacional de Línguas Estrangeiras da Rede Sinodal de Educação, realizado nos dias 27 e 28 de agosto no Colégio Frederico Jorge Logemann, contou com a participação de 132 professores provenientes de 32 Instituições da Rede Sinodal de Educação, da Rede Municipal de Educação de Horizontina e da Unijuí.

A primeira palestra discutiu o tema "Globalização e a influência desse processo no ensino de Línguas Estrangeiras", além disso, durante a palestra os participantes puderam contribuir com as discussões, expondo seus pensamentos e suas dúvidas para o palestrante Dr. Airton Pozo Mattos. As "Crenças e mitos dos professores no ensino de Línguas Estrangeiras", proferida pela Prof. Dra. Angélica Mello e, "Os aspectos teóricos e práticos que envolvem o ensino comunicativo", proferida pelo Prof. Dr. Airton Pozo Mattos, foram temas desenvolvidos ainda no dia 27 de agosto.

No dia 28/08, a professora Dra. Désirée Motta Roth ressaltou não apenas os problemas que envolvem o ensino de LE e novas tecnologias, assim como os aspectos positivos do uso de novas tecnologias na sala de aula.

A mesa redonda de encerramento destacou os temas: Comunicação, Tecnologias e Cultura, enfatizando a importância que tais temas tem no processo de ensino aprendizagem.

O CFJL agradece a todos aqueles que se envolveram na organização do Evento, tornando-o um grande sucesso.