No último dia 13 de fevereiro, o grupo de professores do Colégio Frederico Jorge Logemann iniciou os seus trabalhos letivos de 2006. Naquela oportunidade, o grupo teve a oportunidade de contar com a reflexão inicial do pastor Wilmar Abentroth e, logo após, com a palestra sobre Princípios Luteranos na Educação, ministrada pelo Sr. Martin Mundstock.

O mesmo tema e a mesma palestra foi oferecida e muito elogiada pelos docentes da FAHOR que também, no dia 19 de fevereiro, iniciaram suas atividades de planejamento para o ano de 2006.

Partindo das raízes, dos fundamentos e dos princípios luteranos, os professores puderam ter uma clara noção das implicâncias e dos diferenciais presentes em uma instituição confessional luterana. Dentre vários fatores destacados pelo palestrante, Martin Mundstock destacou, por exemplo, a importância, já destacada por Lutero, de se educar para a liberdade. A educação é, assim, um mandamento que provém de Deus (Mt. 28. 19-20), ela acontece em caráter participativo e democrático em todos os momentos da vida.

O professor Mártin B. Goldmeyer, vice-diretor pedagógico do CFJL, destacou, após a palestra "é importantíssimo que os educadores de estabelecimentos luteranos tenham esta clareza de quão importantes e atuais são os ensinamentos de Lutero para a educação. É impressionante como o teólogo há tanto tempo já destacava, por exemplo, a importância do lúdico e da importância metodológica no ensino."