Aconteceu no dia 16 de outubro de 2006, nas dependências do auditório da FAHOR, o Lançamento do Primeiro Veículo Protótipo da Equipe Sinuelo FAHOR de Mini Baja, formada por cerca de 28 acadêmicos da FAHOR, através da iniciativa do Prof. Msc. Daniel Zacher. Estiveram presentes o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, o Vice-Diretor de Ensino Superior, César Mantovani, professores e acadêmicos da FAHOR, além de representantes das empresas que apoiaram o Projeto, dentre as quais destaca-se a John Deere Brasil, representada pelos Srs. Martin Mundstock e Eduardo Martini.

O Evento teve início às 19:00 com uma apresentação sobre o desenvolvimento do Projeto, proferida pelo Prof. Orientador Daniel Zacher e pelos acadêmicos líderes da Equipe Sinuelo, explanando sobre o desenvolvimento do veículo projetado e construído pela Equipe, que teve início em abril de 2006. Após a apresentação, o público presente se dirigiu ao pátio da FAHOR, onde foi apresentado o Protótipo já concluso e em funcionamento. O público ficou impressionado com a qualidade do Projeto e o empenho da Equipe Sinuelo na construção do carro em tempo recorde - cerca de 6 meses, metade do tempo normalmente levado na construção de um Protótipo.

O Projeto SAE Mini Baja, foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O nome Baja faz referência ao deserto de Baja, local onde são realizadas diversas provas "fora de estrada" do automobilismo. Trata-se de uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de Engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na confecção de um protótipo off-road - fora de estrada - que seja robusto, barato e capaz de superar obstáculos como ladeiras, terrenos irregulares, lama, terra e areia.

No Brasil, a competição foi realizada pela primeira vez em 1995, e desde então, tem crescido gradativamente, tornando-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de Engenharia. A última competição nacional, realizada em abril de 2006, reuniu 51 Instituições brasileiras e contou com a participação direta de mais de 600 estudantes de Engenharia.

Veja mais: http://baja.fahor.com.br