Nos dias 21 e 22 de outubro ocorreu, na cidade de Gravataí, o IV Desafio Dana Baja Sul.

O Desafio visa estimular estudantes de Engenharia de diferentes Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil a projetar e construir um veículo de corrida off-road (mini-baja), estes carros são então postos à prova numa competição que avalia a funcionalidade e resistência dos protótipos. Através da aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver sua criatividade, o empreendedorismo e principalmente adquirir competências, vivenciando um caso real de desenvolvimento de produto.

Apesar de ser a quarta edição do Desafio Dana Baja Sul, competições de Mini Baja entre estudantes de Engenharia organizadas pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) existem a mais de 12 anos no Brasil.

Pela primeira vez, Horizontina foi representada por uma Equipe formada por acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção da FAHOR. O desafio contou com a participação de 17 Equipes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A Equipe Horizontinense, chamada Sinuelo, ficou na décima posição geral, sendo a melhor Equipe entre as estreantes.

Para os alunos integrantes da Equipe, o desafio serviu como uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, também como uma forma de divulgar a FAHOR no âmbito acadêmico, assim como divulgar o nome da cidade de Horizontina.

"A competição nos proporcionou a chance de testarmos nosso projeto e adquirirmos mais experiência para as próximas competições, e esta experiência com certeza nos proporcionará a chance de chegarmos muito mais competitivos na Competição SAE Brasil - Petrobras em abril do ano que vem. A Competição SAE Brasil - Petrobras é a competição nacional que reúne Instituições de todo o Brasil e é o principal objetivo da Equipe Sinuelo" - diz o acadêmico Maikel Bender, capitão da Equipe Sinuelo FAHOR de Mini Baja.

A Equipe agradece a FAHOR, aos professores e ao DAFH, e também as Empresas Patrocinadoras do Projeto: FNA, GDC, ROFESA, Metalúrgica JAMA, Moldart, Autotravi, INPEL, Metalúrgica Hassmann, SLC comercial, Qualitec, MEGA METAL, IBS, Fronza, Engbras, Metalúrgica Envall, Controlflex, Auto Mecânica Schonardt e principalmente a JOHN DEERE Brasil. A Equipe também agradece a todas as pessoas que de alguma forma tornaram esta iniciativa possível.

Veja mais: http://baja.fahor.com.br