Prof. Carla Beatriz Spohr

Mestranda em Ensino de Física (UFRGS)


Do ponto de vista da legislação (LDB/96), há uma tendência de promover a renovação curricular no ensino de Física. Na prática, é comum que a Física fique reduzida apenas à cinemática, leis de Newton, termologia, óptica geométrica e eletromagnetismo. Dessa forma, fica evidente que a Física Moderna e Contemporânea (FMC), desenvolvida a partir do século XX, está excluída desse currículo.

Com preocupação voltada a essa renovação curricular, foi implementada uma proposta de inserção de um tema de FMC nas turmas de terceiro ano (curso técnico) do Colégio Frederico Jorge Logemann. Dos mais variados temas possíveis de ser ensinados, optou-se pelo tema SUPERCONDUTIVIDADE por vários motivos: esse fenômeno está relacionado à impressionante revolução tecnológica que presenciamos neste início de século, ilustrando, portanto, uma série de aplicações motivadoras para os alunos; envolve áreas da Física Clássica já trabalhadas no ensino médio; permite uma atividade demonstrativa: o fenômeno da levitação magnética, com uso de equipamento relativamente simples. A demonstração da levitação magnética ocorreu no dia 14 de novembro, contando com a presença da prof. Dra. Fernanda Ostermann (pesquisadora na área de ensino médio de física - UFRGS).

O estudo do tema teve início no quarto bimestre, nas aulas de Física, que foram realizadas na maior parte do tempo no laboratório de informática, não deixando de lado algumas atividades experimentais, realizadas o laboratório de Física do colégio. O principal recurso pedagógico utilizado para o estudo do tema é uma página da Internet. O material conta com um link feito especialmente para o ensino médio, elaborado de maneira crítica e comprometida com a melhoria do ensino médio.

Maiores informações poderão ser obtidas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..