Durante muito tempo, a educação e a participação social das mulheres estiveram relacionadas com exigências e perspectivas configuradas para agradar e satisfazer os homens, ou seja, as mulheres deveriam viver e servir a um mundo organizado para e pelos homens.

Diante disso, os alunos do 2º G fizeram um estudo mais intensificado nas aulas de Português sobre a situação e o verdadeiro papel da mulher, isso, através de muita pesquisa, leitura e produção de textos, bem como o estudo da Lei Maria da Penha, lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, assinada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, a qual coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher, pois quem ama não mata. Toda mulher tem direito a uma vida livre de violência e onde tem violência todo mundo perde.

Nesse século, as mulheres lutam por igualdade e direitos, porém passou-se o tempo em que a figura feminina era associada aos cuidados domésticos e familiares, haja vista o caráter educativo, cuidadoso e sensível que a mulher adquiriu neste processo. Pois, ser mulher no século 21 é desafiar a história machista, construída e solidificada pelos interesses econômicos, sociais e políticos.

Entretanto, temos que educar nossos estudantes para o mundo real, precisamos sair da ficção apresentada pelas novelas em que as mulheres são conduzidas a um tipo de comportamento não coerente com a atualidade.