Neste domingo, 16/12, serão realizadas as provas do PEIES, através da qual os alunos disputarão vaga na Universidade Federal de Santa Maria, sem a necessidade de prestar o tradicional vestibular. 20% das vagas da UFSM são direcionadas para este Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES. Os alunos prestam uma prova ao final de cada um dos 3 anos do Ensino Médio, com conteúdo relacionado ao corrente ano de estudo.

No domingo, virá um coordenador da UFSM aplicar a prova no CFJL, pólo que abrange as escolas de Horizontina e Dr.Mauricio Cardoso. Pela manhã acontecerão as provas do 1º ano, com início às 8h30min, duração de 3h50min e composta por 38 questões. À tarde, prestarão prova os alunos do 2º e 3º anos, com início às 14h30min, duração de 4h20min e composta por 78 questões.

O Coordenador de Infra-Estrutura do CFJL, Profº. Wilson H. Hirt, responsável pelas provas nesta região, informa que estas mesmas provas estarão acontecendo simultaneamente em mais de 90 municípios, abrangendo um total de 36.156 alunos inscritos.