Fundamento para Educação Superior em Horizontina


COMPREENDENDO A ROSA DE LUTERO0


A cruz preta no coração vermelho lembra que nós, seres humanos, recebemos dignidade e valor de Deus. Somos criados por Suas maravilhosas mãos. Nada que possamos fazer ou ser nos faz merecer o Seu amor. Nossa vida, dons, talentos e capacidades são presentes que recebemos Dele, graciosamente.


O amor de Deus pela Sua criação e por nós teve o seu auge ao enviar Jesus, o seu único filho ao mundo. Ao se entregar para morrer na cruz por causa dos nossos pecados, Jesus nos possibilita o caminho de reconciliação com Deus. Ele mesmo se dá por amor, para que fôssemos resgatados e perdoados. Nosso Salvador nos mostra que Deus se compadece, nos aceita e tem misericórdia. Ele nos perdoa e faz de nós novas criaturas, seus filhos e filhas. Experimentamos o amor e a paz de Deus e podemos partilhá-los. Isto nos lembra a rosa branca que envolve o coração.


O círculo azul representa a nossa vida, quando ela se torna uma resposta de fé, de reconciliação com a fonte do amor e da vida. Então nossas mãos se abrem e agem em favor da justiça e da paz. Temos alegria em servir, em dispor os nossos dons e conhecimentos em prol de um mundo melhor.


O anel dourado que circunda a Rosa de Lutero nos dá a plena convicção de que Deus e a humanidade são sujeitos distintos, mas parceiros na história. Deus vem a nós. É ele quem oferece a Sua aliança para conosco. Nós necessitamos desta aliança que Ele fez por pura bondade, misericórdia. O céu não é apenas uma realidade transcendente, para além da morte, mas já acontece onde há sinais de alegria, labor, responsabilidade, partilha, perdão, solidariedade, justiça, amor e paz. Esta possibilidade e tarefa Deus coloca em nossas mãos.


UMA INSTITUIÇÃO DA REDE SINODAL DE ENSINO


A missão das instituições de ensino da Rede Sinodal, ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), está baseada na preparação do ser humano na sua vocação para servir. A Rede tem buscado a interação das instituições a partir das diretrizes educacionais evangélico-luteranas. Quer ser uma referência na formação humana e profissional em todos os espaços de atuação.


Também as estruturas físicas das instituições procuram oportunizar espaços de convivência, aprendizado, pesquisa, avaliação e planejamento que tenham como princípio a ética luterana e a sua ação comprometida com a sociedade brasileira e sul-americana.


FORMATO DO COMPLEXO


A FAHOR inaugurará, no dia 28 de fevereiro de 2008, o seu 1º Prédio com a forma da Rosa de Lutero. Assim como está, sua simbologia parte do centro: da cruz no coração. É nesse espaço que se dá o encontro, a convivência, o movimento. As salas de aula são em formato de pétalas. Ali é o lugar do crescimento, da inclusão com acesso possível também às pessoas com necessidades especiais, de troca e fundamentação para um saber comprometido com a realidade atual.


Mais do que lembrar a Rosa de Lutero como símbolo do luteranismo no mundo, objetivamos dar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão tenham como fundamento o bom uso da razão e do conhecimento para um desenvolvimento saudável e sustentável, comprometido com a boa criação de Deus.


O formato anelar do prédio não nos isola do mundo. Antes nos lembra da aliança que Deus fez conosco. E em resposta ao amor que recebemos, buscamos servir com o melhor que Ele nos deu. Isto quer perpassar o nosso sonho, o nosso agir e a nossa esperança como Instituição Evangélica de Ensino Superior em Horizontina/RS.


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO


Sendo uma instituição nascida do anseio da comunidade na busca do desenvolvimento e da difusão de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos, a FAHOR acredita que a educação é o instrumento essencial na busca de um mundo melhor, e, para tanto fundamenta sua ação pedagógica na motivação de educar através dos conhecimentos e avanços científicos e tecnológicos, envolvendo os valores cristãos sociais, éticos e culturais no preparo para o exercício da cidadania e da qualificação profissional.


Propõe um currículo que contempla o ensino, a extensão e a pesquisa, valorizando todas as experiências vivenciadas pelas pessoas que nela atuam, tendo como referenciais os aspectos sociais e culturais dos quais as mesmas são detentoras. Cada etapa do currículo é planejada em função dos fins pretendidos e da realidade concreta que os determina. Cada ação é acompanhada de reflexão, provocando o aprimoramento das ações anteriores, desencadeando um processo dinâmico de evolução.