No dias 30 e 31 de maio, as professoras Vera, Jussara, Isabel Betina e Isabel Cristina, juntamente com a coordenadora Rosemeri, participaram do Encontro Nacional de Professores dos Anos Iniciais, promovido pela Rede Sinodal de Educação e sediado pelo Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), de Ijuí, com o tema "Entre o brincar e o tecer saberes: qual o currículo possível?"

O evento foi marcado por momentos significativos e contou com a presença de cerca de 140 professores, de 41 instituições da Rede Sinodal, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"A Infância Contemporânea desafia o Currículo Escolar" foi o assunto abordado na palestra da Dra. Mariângela Momo. Ainda foram oferecidas sete oficinas, que pontuaram este encontro pelos assuntos atrativos e competência de seus (suas) ministradores (as). As oficinas trataram sobre: jogos de percepção da natureza, geografia e história, ensino de ciências nos anos iniciais, ensino religioso, poesia, construção do pensamento matemático e artes.

A culminância se deu com os relatos de experiências sobre a implantação do currículo de 9 anos no Ensino Fundamental, realizados por professoras das instituições CEAP, de Ijuí, Barão do Rio Branco, de Blumenau, e Divino Mestre, de São Leopoldo, e mediados pela professora Marguit Goldmeyer, coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação e ex-professora do CFJL.

As professoras e coordenadora das Séries Iniciais do CFJL manifestam a sua gratidão por terem tido o privilégio de participar deste evento e por fazerem parte de uma Rede que sabe que o mundo muda consideravelmente e a infância, por conseqüência, também, justificando assim a importância de criar rotas alternativas, tendo o professor como protagonista deste movimento.