Onze instituições da Rede Sinodal de Educação enviaram seus profissionais para participar do Encontro Nacional de Professores da Área Profissionalizante, realizado em Ivoti, entre os dias 6 e 7 de junho, pelo Instituto de Educação Ivoti - IEI.

O encontro, com o tema "Redes de Empreendedorismo: Ecotecnologias" tem por objetivo promover momentos de estudo e integração para professores que atuam em cursos profissionalizantes da Rede Sinodal, trazendo para a análise propostas de empreendedorismo que respeitam o meio ambiente e fazem uso das tecnologias.

Um dos pontos altos do primeiro dia do encontro foi a palestra do Dr. Antônio Diomário de Queiroz - presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), ex-secretário de governo e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele falou sobre a Educação em um novo mundo, os novos processos didáticos pedagógicos, a formação profissional de inovação e as ecotecnologias.

Diomário de Queiroz ressaltou que as novas tecnologias mudaram a forma de ensino, rompendo os limites da sala de aula. Para ele, a internet deve ser utilizada pelo professor como ferramenta interativa, educando o aluno a consultar e despertando nele o senso crítico: "O computador não substitui as pessoas, ele auxilia na comunicação e tem a capacidade de promover a integração, através do trabalho em rede", pontuou Diomário.

À tarde, seis oficinas apresentaram diferentes assuntos relacionados à tecnologia e meio ambiente. Dentro da programação, foram realizadas atividades culturais e de interação com novas tecnologias, além de um passeio para conhecer a "Cidade das Flores - Ivoti".

No sábado pela manhã, houve um painel trazendo diferentes enfoques sobre educação, meio ambiente, empreendedorismo e tecnologias, que foi mediado pela coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Marguit Goldmeyer.

No evento, estiveram representando o CFJL os professores Adriana Weber, Fabrício Desbessel, Joel Antônio Tauchen e Paulo Marcelo Bechaire, que consideraram o evento de grande valia.

Fonte: www.isei.edu.br