As professoras e a Coordenação Pedagógica das Séries Inicias, estudaram uma alternativa curricular diferente e viável para trabalhar a temática Meio Ambiente, em sua totalidade, propiciando, no âmbito educacional, uma conscientização que não esteja compactuada com o senso comum ou com a consciência ingênua, mas, sim, voltada às mudanças de atitudes frente ao Meio Ambiente, considerando a interdependência entre o "meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade" (SAITO, 2006). Dessa maneira, construíram um projeto, utilizando-se do material didático produzido pelo PROBIO-EA (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - Educação Ambiental), em uma abordagem dialógico-problematizadora de Paulo Freire.

Este projeto teve início com um diálogo, com a Profa. Rosemeri Henn, sobre os Biomas Brasileiros, quando os alunos participaram ativamente e, através dos próprios portifólios do material do PROBIO, disponível em http://www.unb.br/ib/ecl/eaprobio, e das questões dialógicas, diagnosticaram alguns problemas e foram desafiados para encontrarem soluções, ações positivas na prática, contribuindo na proteção ambiental da biodiversidade, refazendo e repensando sobre os valores e modelos de desenvolvimento instituídos.

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