No dia 15 de julho, esteve em visita ao Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, o ex-aluno Jean Pablo de Mello, agora aluno do Curso de Engenharia Elétrica na UFRGS.

Ele trouxe uma grande notícia. A de sua participação em um convênio bilateral entre Brasil e França, o Programa de Dupla-Diplomação entre a Escola de Engenharia da UFRGS e as Ecoles Centrales Francesas.

Financiado pela CAPES/Brafitec, o programa tem por finalidade formar engenheiros, brasileiros e franceses, num período de seis anos, sendo dois destes no país estrangeiro. O engenheiro egresso deste programa possui ótima formação para a gerência (perfil francês) e execução (perfil da UFRGS) de projetos, tendo o diploma reconhecido nos dois países.

A seleção dos estudantes é realizada através da análise do currículo, histórico escolar na instituição de origem, carta de motivação e entrevistas com professores de ambas as instituições. Para a entrevista, é essencial a fluência em língua inglesa. A língua francesa é essencial para o acompanhamento das aulas, ministradas em francês, porém, não é pré-requisito para a seleção.

Este ano, participarão nove alunos dos cursos de engenharia da UFRGS e que já completaram o 5º semestre. As universidades brasileiras que participam deste programa são: UFRGS, USP, UNICAMP, PUC-RJ, UFC e UFRJ. Já as Grand Ecoles Centrales Francesas são: Paris, Lille, Lyon, Nantes e Marselha.

Jean define como uma grande oportunidade este convênio: "Com certeza uma grande oportunidade, que acresce muito para mim profissionalmente e pessoalmente, pela experiência diferente e construtiva e, principalmente, pelo fato de estar estudando em uma das melhores universidades do país (UFRGS) e uma das mais bem conceituadas escolas na França e em toda a Europa, conquistando o duplo-diploma, com uma formação gerencial e executora completa. Isso será um grande diferencial para o meu futuro no mercado de trabalho, contando muitos pontos a favor."

E ainda fala sobre a sua passagem pelo CFJL: "No CFJL, com certeza tive uma base sólida em minha formação, seja através do aprendizado da língua inglesa, imprescindível nos dias atuais, bem como das aulas com a qualidade necessária para que eu conseguisse entrar em uma universidade concorrida e no curso que escolhi. Quando ingressei na engenharia, percebi que o curso é muito mais difícil do que o próprio vestibular mas, graças a essa sólida formação adquirida no CFJL, consegui me manter com um bom desempenho escolar, fazendo com que fosse possível o ingresso neste programa bilateral."

Jean embarcará ao final de agosto e suas aulas começam dia 1º de setembro. Ele permanecerá na França por um período de dois anos, hospedado na própria Ecole Centrale de Lyon.

É mais uma "águia" do CFJL alçando grandes vôos!

O CFJL parabeniza o Jean por mais esta conquista!

Site da Ecole Centrale de Lyon: http://www.ec-lyon.fr