Notícias

As estudantes Beatriz e Bruna Fuchs, do 3º Ano do Ensino Fundamental, encantaram a turma com uma atividade diferente e cheia de benefícios: o aterramento, também conhecido como grounding. A ação faz parte do projeto “Pequeno Pesquisador”, que incentiva os estudantes a explorarem temas diversos por meio da curiosidade e da pesquisa.

Durante a apresentação, Beatriz e Bruna explicaram que o aterramento consiste em caminhar descalço sobre a terra, grama ou areia, promovendo uma conexão direta com a natureza. As estudantes destacaram que a borracha presente na maioria dos calçados impede essa troca energética, pois isola o corpo do solo. Por isso, a proposta da atividade foi colocar literalmente os pés no chão.

A técnica do aterramento proporciona diversos benefícios à saúde, como a redução de inflamações e dores, a melhora na circulação sanguínea, o alívio do estresse, a melhora na qualidade do sono, o fortalecimento muscular e a correção da postura. Destacaram também que o contato direto com o solo permite que o corpo absorva elétrons livres presentes na terra, os quais ajudam a neutralizar os radicais livres do organismo, promovendo equilíbrio e bem-estar.

Na etapa prática da atividade, a turma foi convidada a ir ao parque e experimentaram o aterramento descalços, em contato com a grama e a terra. Com o auxílio de um multímetro, foi possível medir a quantidade de troca energética entre o corpo e o solo — vendo na prática que o número aumentava significativamente durante o contato direto com a terra, o que demonstrava uma maior condutividade elétrica.

O Projeto Pequeno Pesquisador continua a promover momentos de aprendizagem, despertando nos alunos o interesse pela ciência, pela saúde e a pesquisa.

n 15 1

n 15 2

Veja mais fotos em: https://albuns.cfjl.com.br/album/6534-projeto-pequeno-pesquisador-3oef-2025-04-30 

https://albuns.cfjl.com.br/album/6534-projeto-pequeno-pesquisador-3oef-2025-04-30 

Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do CFJL participaram neste mês de uma atividade prática no Itinerário Formativo Observatório de Fenômenos Biológicos. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento em temas ambientais relevantes, como saneamento básico, poluição e a contaminação do solo e da água

A iniciativa incluiu  duas visitas técnicas ao aterro sanitário da empresa CRVR, localizado no município de Giruá (RS), responsável pelo recebimento de parte dos resíduos produzidos em Horizontina.

A CRVR Riograndense de Valorização de Resíduos S.A. atua no estado do Rio Grande do Sul oferecendo soluções ambientais com foco na valorização e destinação final dos resíduos. Em abril de 2011, inaugurou a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na cidade de Giruá e consolidou sua estratégia de implantação de centrais regionais capazes de fornecer uma solução viável e ambientalmente correta a municípios de pequeno e médio portes.

Instalada em uma área de 20 hectares, a central opera com uma capacidade de 500 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de toda a região noroeste do estado.

Durante a atividade, os estudantes puderam acompanhar de perto o funcionamento do aterro, entender as etapas de recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos, além de refletirem sobre o impacto do consumo e da geração de lixo na sociedade atual. O aprendizado no local contribuiu para a compreensão da importância da gestão adequada dos resíduos sólidos e reforçou a conscientização sobre práticas sustentáveis.

A experiência proporcionou um importante momento de integração entre teoria e prática, fortalecendo o compromisso da Instituição com uma educação voltada à cidadania, à ciência e ao cuidado com o meio ambiente.

n 14 3

n 14 1

n 14 2

n 14 4

 

 

Na noite de 24 de abril, às 18h30, o CFJL promoveu um importante encontro com os líderes e vice-líderes das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O evento foi organizado pelos integrantes do Grêmio Estudantil Borges de Medeiros, em parceria com a coordenadora do GEBM Roberta Luzia Ruver Beck, e teve como principal objetivo refletir sobre o papel da liderança dentro do ambiente escolar e a responsabilidade de representar os colegas com escuta ativa, empatia e compromisso.

O encontro contou com a participação especial de dois ex-alunos e ex-presidentes do GEBM, Mateus Baumgarten e Vitor Rodrigo Herbstrith, que compartilharam suas experiências enquanto estudantes e líderes, destacando como a vivência no Grêmio Estudantil contribuiu para sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Os convidados inspiraram os estudantes ao falarem sobre os desafios enfrentados, conquistas alcançadas e a importância do protagonismo juvenil na construção de uma escola mais democrática e participativa.

Além das falas inspiradoras, o momento também promoveu a integração entre os estudantes representantes, incentivando a troca de ideias e o fortalecimento do espírito de colaboração entre as diferentes turmas e segmentos da escola.

Iniciativas como essa reforçam o compromisso da escola com a formação cidadã dos alunos, oferecendo espaços de diálogo, escuta e valorização das vozes juvenis. O encontro foi um passo significativo para fortalecer ainda mais a atuação dos líderes e vice-líderes em suas turmas, reconhecendo-os como agentes fundamentais para a construção de um ambiente escolar mais justo, solidário e participativo.

n 13 1

n 13 2

Mais Artigos...