TI

Já se tornou repetitivo dizer que o mercado de tecnologia está recheado de oportunidades e que é preciso se preparar bem para conseguir destaque em meio a uma competição feroz. Mas a tecnologia está em constante mudança, o que pode deixar os profissionais perdidos; afinal, a especialização é necessária? O que fazer para se manter informado sobre as próximas tendências? Quais são as carreiras e empresas que devem despontar no mercado? Veja alguns pontos que merecem a atenção de quem quer seguir a carreira de TI:

1) Quem se interessa por TI não pode abandonar nunca os estudos, pois esta é a medida crucial para permanecer atraente às empresas. E, embora várias áreas novas surjam o tempo todo, as tradicionais continuam importantíssimas para a formação profissional.

 2) Entendimentos de base precisam ser bem estruturados porque é em cima deles que o profissional vai colocar outros aprendizados. "Muitas habilidades da faculdade realmente são necessárias para que o profissional possa absorver essas novas competências do mercado, que são criadas em cima do que já existe", explica o professor da BandTec, Sandro Melo.

3) Ter conhecimento (e interesse) em programação é algo importante. Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVs, alerta que há anos o Brasil sofre um apagão na área de programação. "Tenho programadores recebendo R$ 15 mil, gente de 28, 30 anos. Procuro um que programe em Android e iOS e não acho", diz.

4) Dentre as áreas em destaque hoje, e que podem se destacar ainda mais, estão as relacionadas a mobilidade, virtualização, computação em nuvem, big data, internet das coisas, segurança e redes, embora esta última tenda a perder relevância nos próximos anos. "Parte dessas tarefas será automatizada, [é uma área] que não deve continuar crescendo", diz Pietro Telai, gerente de pesquisas da IDC Brasil. 

5) Empresas não tradicionais estão entrando e uma área que antes só interessava a nomes como IBM, Microsoft, Google, HP, entre outras. "O uso da tecnologia está tão disseminado que o profissional pode trabalhar num lugar onde ele nunca pensou", avisa Telai.

6) Redes sociais, blogs, publicações em revistas especializadas… as informações sobre vagas e cursos novos aparecem a todo instante, é preciso ficar antenado. 

7) Além disso tudo, é imprescindível ter foco. Como a indústria aponta para muitos lados, há oportunidades variadas e o profissional generalista acaba desvalorizado, enquanto a indústria carece de profissionais especializados.

Fontes: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/44924/44924