A nova stylus “Duet Pen” funciona com o novo tablet da HP, o Pro Slate, que roda Android 4.4 Kitkat, possui processador Snapdragon 800 quad-core, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço interno, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 MP e vem nas versões de 8 e 12 polegadas. Em vez de ser uma caneta à base de toque, ela funciona enviando um grito ultrassônico. Os tablets têm 4 microfones, um em cada canto, que escutam esse grito e localizam a caneta. 

 

Esta é uma tecnologia da Qualcomm que existe desde 2011, mas não tinha encontrado uma aplicação para consumidores. Quando você usa a Duet Pen na tela do tablet, ela funciona de forma bem semelhante a qualquer stylus. Mas se você não quiser escrever na tela – e tiver a capa HP Paper Folio – é possível escrever em um papel ao lado da tela. A caneta transmite os traços via ultrassom para o seu tablet em tempo real. À medida que você desenha no papel, o tablet copia seus movimentos, como se houvesse outra caneta invisível repetindo cada movimento seu. O único problema é que você só pode fazer isso usando a capa HP Paper Folio, e apenas se o papel estiver dentro da capa – senão o tablet não detecta os movimentos da Duet Pen.

Você não vai atacar o papel com uma saliência de borracha: a Duet Pen tem uma ponta trocável, que inclui uma saliência de borracha em um lado, e uma ponta de caneta com tinta tradicional no outro lado. Para funcionar, a caneta tem uma bateria, que carrega via microUSB e dura até uma semana por carga, segundo a HP. E mesmo quando acabar a bateria, a caneta ainda pode escrever no papel – basta ter tinta.

Fontes: http://gizmodo.uol.com.br/hp-pro-slate-duet-pen/