No próximo domingo, dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
A data, instituída pela ONU desde 1975, lembra diversas reivindicações feitas por mulheres trabalhadoras, pedindo melhor condições de trabalho e igualdade de direitos e deveres aos dos homens. Conta-se que neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica em que trabalhavam, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Este fato histórico, no entando, significa apenas um dos muitos acontecimentos injustos que vem ocorrendo na vida de milhões de mulheres no mundo.


Claro, que hoje a realidade é diferente; as leis trabalhistas e a constituição brasileira prevêem a igualdade de direitos de deveres entre homens e mulheres. Inclusive, o código civil brasileiro teve em 2007 e 2008, diversas leis e diretrizes revisadas ajustando estas igualdades. Mas há muito a ser feito: ainda vemos mulheres sendo humilhadas em casa, mulheres que tem salários mais baixos exercendo funções iguais ou até de maior responsabilidade que os homens. Mulheres que não têm acesso a educação... ou que vêem seus futuros prejudicados pelo simples fato de exercerem funções as quais o homem naturalmente não conseguiria cumprir, como gerar filhos, por exemplo.


O dia 08 de março, é um dia para reflexão, para buscarmos soluções para diversos problemas que muitas mulheres ainda enfrentam, sem dúvida. Mas é também um dia para se comemorar, para se parabenizar àquelas mulheres que estão a nossa volta, àquelas que fazem do seu dia-a-dia uma conquista! O CFJL e a FAHOR parabeniza a TODAS as mulheres que fazem parta da instituição. Às nossas alunas, funcionárias, professoras, coordenadoras, mães e avós de alunos, enfim à todas que fazem parte da nossa família nossa homenagem.