Futuro. Quem pode imaginar o que se passará nele? Aos 16, 17 anos então, é que se imaginam milhões de possibilidades de futuro pessoal. É aí que está uma das grandes dúvidas da grande maioria dos jovens (e talvez a questão mais difícil do vestibular): "Que curso fazer?" Pensando nisso, na semana passada, os(as) alunos(as) do Ensino Médio do CFJL tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo, com a Psicóloga Sandra Testa, sobre os desafios de se fazer uma boa escolha profissional.
Decidir por qual curso fazer, ou que opção profissional seguir é um momento crítico, que gera estresse de todos os lados, seja do jovem, seja dos pais que o acompanham. A escolha de um curso inadequado ao perfil do jovem é umas das justificativas para o crescimento do número de abandonos e transferências de cursos em universidades no Brasil. E o CFJL e a FAHOR têm esta preocupação. Por isso, conta com a ajuda de profissionais que se dispõe a vir até o colégio para orientar e se colocar à disposição para auxiliar na busca por uma melhor solução, quando necessário.
Neste sentindo, pensando em aprofundar esta discussão, na última segunda-feira à noite, dia 04 de maio, a Psicóloga Sandra Testa voltou à instituição e ministrou uma palestra aos pais destes alunos(as), com o objetivo de ajudá-los a orientar e auxiliar os filhos na escolha profissional. Ainda durante o ano, o colégio disponibiliza, através da direção e coordenação pedagógica, um acompanhamento vocacional para os que ainda tiverem dúvidas e, também, um momento - Conhecendo as Profissões - em que os jovens elegem os principais cursos de interesse e convidam profissionais destes cursos para falar sobre os desafios do mercado de trabalho e auxiliá-los nesta importante escolha.