Um grande grupo de professores do Colégio Frederico Jorge Logemann participou do XXIV Congresso da Rede Sinodal de Educação 2002, nos dias 24 a 26 de julho em Taquara/RS, tendo a participação de mais de 500 professores, representando 52 escolas provindas de cinco estados, além do Rio Grande do Sul.
A temática desse encontro é sobre o desejo docente, sendo um conflito interno, próprio do mestre quanto ao ser, fazer e o conviver.
Ser um docente gestor de sala de aula é comprometer-se pela profissão, amar e buscar constantemente pelo conhecimento e pela integridade moral numa época de transição, levando o educando a aprender a ser. Pois é também preciso o educador fazer, promovendo experiências educacionais ricas em oportunidades de participação do aluno, fazendo-o refletir, e assim poder construir o conhecimento com sensibilidade, estimulando-o à curiosidade para formar um ser capaz de suportar a inquietação e a conviver com o imprevisível e o diferente, que o leva a aprender a fazer, e com isso, fazendo o educador olhar melhor as suas práticas e aproveitar para também aprender.
A maneira como se deve tratar o aluno não tem paralelo em nenhum outro setor econômico. Dar aula deve ser um conviver harmonioso, por mais que se saiba que a escola não é um segundo lar, e sim, o primeiro espaço social que tem direitos e deveres da cidadania usando-se uma política igualitária, ganhando o aluno, o professor, a educação e a sociedade.
Por: Profª Nadir Pimentel Gomes