Em seu 62° aniversário, o Sindicato do Ensino privado do RS celebrará mais de seis décadas de trabalho voltado à educação gaúcha. Neste momento especial, homenageará, também, as Instituições Jubilares, dentre as quais, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, que, neste ano completa 75 de história.
A 1ª Instituição de Ensino de Horizontina foi fundada em 1929, então denominada "Deutsche Evangelische Schule", em um ato pioneiro de imigrantes alemães, perante a necessidade dos membros e da vila Belo Horizonte em aprender a ler e escrever.
Em 1942, em função da II Guerra Mundial, todas as atividades da escola que ministrava as aulas em alemão foram interrompidas até 1º de março de 1948, que reabriu graças ao esforço do Pastor Heinz Mielke, com a criação oficial da Escola Evangélica Frederico Menz.
Desde seu início, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann visou à qualificação profissional, tendo grande destaque já em 1962, quando instalou o Curso Técnico em Contabilidade, no então "Colégio Comercial Eng. Frederico Jorge Logemann". Em 1975, deu-se a implantação do Curso Técnico em Mecânica, em parceria com a empresa SLC S.A. e o SENAI-RS. Cursos que, junto com a Instituição, vem crescendo, e ainda hoje possuem grande representatividade no cenário educacional.
O "CFJL" passou, ao longo de sua história, por inúmeras mudanças, buscando sempre proporcionar aos seus alunos a melhor formação. Investindo constantemente, a instituição leva aos seus alunos uma infra-estrutura excelente, além de ótimos profissionais, estes sempre atualizados, possuindo qualificação diferenciada, repassando aos alunos uma formação igualmente diferenciada, abrangendo "Do Berçário a Faculdade".