Introduzir os estudantes no mundo da literatura é um desafio constante para os professores, nas mais diversas fases da educação. É necessário primeiro de tudo o conhecimento do professor e a partir dele, planejamento, envolvimento, dedicação e um toque especial de paixão pela literatura, capaz de contagiar os alunos e incentivá-los a buscar nos livros, um mundo novo cheio de imaginação.
Sabe-se que muitos projetos são desenvolvidos com foco na formação do leitor nas escolas das redes pública e privada, em todos os níveis de ensino, que demonstram a criatividade e o envolvimento dos professores da área de língua portuguesa e literatura neste caso.
No CFJL encontramos um destes projetos, desenvolvido com alunos do quarto ano das séries iniciais. Idealizado pela Professora Solange Rupp Staffen, o projeto incentiva os alunos a fazerem leituras semanais de obras selecionadas na Biblioteca e a partir delas, comporem fichas de leitura com as informações básicas do livro (título, autor, editora, ano), além da classificação e comentário sobre a obra.
"As fichas de leitura vão para uma caixinha e são guardadas pelos alunos, pois assim, eles mesmos vão construindo seu perfil de leitura" comenta a professora Solange. "As observações que os alunos fazem sobre as leituras são riquíssimas e demonstram o amadurecimento de cada um como leitor", destaca.
Sobre o livro Minha mãe é uma pirata, de Jackie French, a aluna Caroline Vieira comenta em sua ficha "que as figuras são bem criativas e a maneira que o autor o escreveu deixou o livro muito mais engraçado". Já o aluno Bento Schirmer faz críticas ao livro Zac Power - Ilha do Veneno, de H.I. Larry: "não aparecia o rosto de ninguém, algumas imagens não tem nada a ver com a página e o final é infantil".
Já Mellyne fala da essência do livro Judy Moody: a volta ao mundo em 812 dias, de Megan Mcdonald: "o livro fala da realidade, de amigos antigos que brigam por amigos novos, mas depois esses amigos antigos ficam amigos e tudo volta ao normal...então lendo isso você viaja no mundo da leitura e parece que está lá".
As fichas de leitura oportunizam aos alunos a expressão de suas percepções a partir das leituras feitas e são gerados arquivos muito interessantes a partir de atividades simples realizadas em sala de aula, como comenta a Professora Solange, relatando a experiência com este projeto.