Os alunos Bernardo Scheunemann e Júlia Bender, do 1° ano do Ensino Médio do CFJL, participaram do 18° Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, realizado nos dias 30 e 31 de março, no Colégio Teutônia, em Teutônia, RS. A professora Cristiane Aimi Ribeiro acompanhou os alunos no evento.
Após a participação, os alunos produziram o texto que segue abaixo:
O que é uma sociedade livre? É o que dá oportunidade para todos, sem preconceitos, onde cada um tem a sua opinião e liberdade de expressão.
O que é uma sociedade sustentável? É quando há equilíbrio, eficiência, manutenção sem excessos, cuidado principalmente com os recursos humanos e naturais, e cuidado na economia. Pensar no futuro, na hora de se organizar.
O que é legado? É a sua "marca", o que você quer deixar de bom para os outros. O líder deve deixar exemplos, formas de agir, e tudo o que é preciso para ser uma pessoa de bom caráter.
Nós líderes, somos responsáveis por quase tudo que acontece em nossa volta. A maioria das coisas nunca estão como a gente quer, por isso, sempre devemos agir para melhorar, temos de ter responsabilidade. Ou seja, tudo o que é nosso e o que temos responsabilidade, nós, como líderes, não esperamos, mas sim fazemos e agimos. O líder deve começar desde o seu próprio lar para ir até o mundo.
Podemos muito mais do que imaginamos, basta sair do conforto e agir. Para resolver problemas, é preciso começar pelo fácil para depois crescer. Poucas ações podem mudar algo grandioso, até o mundo.
A forma de como o líder deve agir é: identificar o problema, planejar uma solução e depois agir. É preciso buscar recursos necessários, como recursos humanos e financeiros, ter comprometimento, e fazer acontecer.
O líder é aquela pessoa que além de se comprometer, incentivar e "puxar a frente", é o primeiro que ajuda a servir, e deve dar o exemplo para os outros que estão contribuindo. Escutar, aceitar e respeitar a opinião e/ou ideias dos outros é fundamental para que o trabalho em grupo seja realizado com sucesso. A união é bem mais forte do que uma pessoa agindo sozinha. Nunca pensar em desistir, sempre insistir e unir as ideias, querer mais do que pode ou do que já conseguiu realizar. A preocupação deve ser baseada em fazer um bom trabalho, ajudar todos e não olhar apenas para a recompensa financeira.
Cada pessoa é líder de si mesmo. Lideramos a nossa mente, superamos o medo e os obstáculos, atuamos de corpo e alma, são e sadio.
Qual é o papel do líder?
Palavras que definem um líder: comprometimento, negociação, tomar à frente, determinação, responsabilidade, persuasão, estimular a união, coragem e percepção.
O esquema de trabalho em união é: começa tudo pelo líder, que influencia um grupo organizado, que discute sobre a elaboração e execução de metas para fazer acontecer aquilo que estão desejando mudar.
A liderança destaca-se pelo ato de respeitar e gerenciar a liberdade, a expressão e as escolhas. Nela, é preciso constar a coerência, ou seja, "faça tudo o que eu digo e faça tudo o que eu faço", e ser fiel ao que prega. A incoerência, que seria dizer algo e fazer ou pregar outra ideia, deve estar longe disso.