No decorrer de 2001, o Colégio Frederico Jorge Logemann através dos professores Carla Spohr, Enedina Busanello, João Cândido Neves, Marliza Weis, Orlando Berger e Wilson Hirt, em parceria com a Corsan nas pessoas de Almir José Osmari e Valtair Reis, elaboraram e executaram o Projeto SOS Lajeado Pratos.
Durante a execução do projeto consegui-se ter uma noção real da situação da bacia hidrográfica do Lajeado Pratos; e a partir da análise feita, foram dadas sugestões para que os danos causados ao meio ambiente sejam reparados ou que a degradação deixe de ocorrer.

O Projeto SOS Lajeado Pratos foi apresentado em diversas ocasiões, com o objetivo de alertar e encontrar parceiros para esta causa, sendo que no dia 30 de agosto o mesmo foi apresentado na Câmara de Vereadores de Tucunduva, oportunidade em que houve apoio e interesse na participação do Projeto, no que diz respeito à área que o Lajeado Pratos margeia naquele município.

Satisfeitos com o rumo que o projeto está tomando, a cada dia encontramos pessoas que manifestam seu apoio, e com isso, podemos afirmar que o projeto terá continuidade e com ações concretas, pois trabalhar a questão ambiental, é agir localmente, pensando globalmente. E é no trabalho de equipe que resolveremos grandes causas.