No dia 21 de março, os professores Fabrício Desbessel e Charles Alberto Schirmer, participaram do Kylix Tour, lançamento do Software de Desenvolvimento da Borland, para a plataforma Linux, realizado no Hotel Plaza San Rafael em Porto Alegre.
A Borland, com este evento, mais uma vez saiu na frente, fornecendo a primeira ferramenta de rápido desenvolvimento para o Sistema Linux. O Kylix e o Delphi 6.0 (o qual será lançado em junho deste ano). Possuem como características, ser cross-plataform, ou seja, os sistemas desenvolvidos em Delphi 6.0, podem ser recompilados no Kylix e também o inverso.

Comentários do Prof. Fabrício Desbessel:
Novamente, a Borland mostra sua força. Desenvolve a primeira ferramenta RAD para o desenvolvimento de Sistemas Linux.
Para nós que trabalhamos com o Delphi, isto significa muito, pois não mudaremos o jeito de trabalhar, ou seja não precisaremos aprender outra linguagem para desenvolver sistemas comerciais para o Sistema Operacional Linux.
Na verdade o Kylix será uma grande virada no mundo do Linux. Hoje existem poucos desenvolvedores Linux. A justificativa para isto, é a dificuldade de desenvolvimento,pois, para desenvolver um sistema para Linux o programador precisa ter muito conhecimento das funcionalidades do sistema.
Outra justificativa também é que as linguagens utilizadas, nas quais é preciso escrever muito para fazer pouco.
O Kylix incorpora as funcionalidades do sistema, fazendo com que você desenvolva uma aplicação de forma visual e muito rapidamente.
O Kylix já nasce grande, está, somente na versão 1.0, mas temos que levar em conta as cinco versões que existem para o Delphi. O Kylix é o Delphi para Linux.

Comentários do Prof. Charles Alberto Schirmer:
AGORA SIM EXISTE DELPHI PARA LINUX: O KYLIX
Com o lançamento do Kylix no Estado, podemos dizer que existe uma ótima ferramenta para desenvolver softwares para Linux.
O produto está ai, é a primeira versão, mas com toda bagagem de cinco versões do Delphi, que foi o produto no qual a Borland se inspirou para desenvolver o Kylix.
Existindo uma ferramenta de desenvolvimento de alto padrão conforme é o Kylix, com certeza haverá um aumento na utilização do Sistema Operacional Linux por parte das empresas em todo o Brasil e por que não no Mundo. Hoje o valor do software (Kylix), está um pouco assustador (U$ 1.999,00), mas se analisarmos da seguinte forma, fica mais em conta optar por Linux nas empresas.
Uma empresa com 10 computadores em rede, que utilize: Sistema Operacional, Editor de Texto, Planilha Eletrônica e um Sistema Próprio gasta em torno de U$ 1.500,00 por computador, dando um total de 15.000,00. Utilizando o Linux vai gastar apenas com a Linguagem de Programação utilizada para desenvolver seu sistema (caso tenha 1 ou 2 programadores na empresa), ficando com um gasto de no máximo U$ 4.000,00.
Outro lado legal do kylix, é que, quem desenvolve em Delphi pode se considerar um desenvolvedor em Kylix, pois os dois são totalmente iguais no quesito desenvolvimento.
Ainda temos uma grande expectativa em relação ao Delphi 6, que deve estar pintando por ai dentro de 3 a 4 meses, e já é anunciado com grandes mudanças para facilitar ainda mais o desenvolvimento para windows.