Reaalizou-se no dia no dia 25 de abril no Auditório do Colégio Frederico Jorge Logemann, uma importante palestra aos pais da Educação Infantil e Séries Iniciais, com a Psicóloga Idalina Fronza Cobalchini, sob o tema “Uma reflexão sobre o papel dos pais: Limites X Disciplina na educação dos filhos”.
A Psicóloga Idalina falou sobre colocar limites no comportamento dos filhos, fazendo com que o eu e o outro se respeitem e se necessitem. Pois a falta de limites se reflete na escola, com alunos incapazes de obedecer, respeitar, fatores que prejudicam no desenvolvimento também da personalidade.
Os pais devem ser o primeiro modelo e a primeira identificação na aquisição de limites, dentre os quais estão inseridas a disciplina, a instrução, o amor, para que então os filhos possam estende-lo à escola, professores e amigos.
O objetivo do limite, é ajudar a criança a se inserir no princípio da realidade, onde tem direitos e privilégios, como deveres e responsabilidades.
A escola como formadora da cidadania, continuará estabelecendo com o aluno um relacionamento de limite através do respeito e amor, e para que isso possa tornar-se cada vez mais concreto, se faz necessário, pais mais presentes, ouvindo, construindo, participando ativamente da vida de seus filhos, porque é dos adultos a responsabilidade pelo bem-estar físico e emocional da criança. "Educai as crianças e não será preciso punir os homens" (Pitágoras).