O grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio do CFJL que participou durante o ano do programa Junior Achievement recebeu o Prêmio de Miniempresa de Horizontina com melhor lucratividade. A entrega foi realizada na formatura das turmas dia 17, no CTG Carreteiros de Horizonte.
A Junior Achievement é uma organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo. Os alunos tiveram a tarefa de formar uma miniempresa, atuando em todos os setores como recursos humanos, marketing, finanças e produção, com a missão de obter lucros. Eles tiveram auxílio dos chamados advisers, profissionais voluntários que prestaram consultoria para os grupos.
A miniempresa formada trabalhou com a confecção e comercialização de cachepôs de madeira reciclada para flores, maquiagem, material de escritório, entre outros usos. O lucro obtido foi devolvido aos acionistas que no início, emprestaram dinheiro aos alunos. Os valores que custeariam impostos trabalhistas e tributários foram doados para a APAE de Horizontina. De acordo com os integrantes, participar do programa foi de grande valia: “Vimos que ter uma empresa não é fácil, surgem muitos problemas, imprevistos e você precisa resolvê-los. Assim, aprendemos a trabalhar sobre pressão, pensando positivo, sem desistir porque a empresa dependia da gente e não podíamos ter prejuízos. Outra coisa muito importante foi a responsabilidade que assumimos”, conta o presidente da miniempresa Anderson Cansi.