Dia 1º de março de 2014, o CFJL completa 79 de história oferecendo formação integral aos seus educandos. Tudo começou em 1927, com o nascimento da Colônia de Belo Horizonte e com a chegada dos pioneiros e sua fé, que fundaram a Comunidade Evangélica, e depois, criaram a escola. Assim, em 1929 nasceu a Deutsche Evangelische Schule, inspirada no ensino das letras e da Bíblia e alimentada pela perseverança. Em 1931 foi construída a primeira escola, um prédio de madeira na esquina da Rua Dahne de Abreu com Rua Arnoldo Schneider.
Entre e desafios obstáculos - como a 2ª Guerra Mundial, que desencadeou o fechamento da escola de 1942 a 1948 - a escola sempre seguiu firme com sua proposta de educar e alcançou diversas conquistas, como mais níveis de ensino, contratação de profissionais altamente qualificados, melhorias na infraestrutura com modernas instalações, ampliação dos prédios, construção de ginásios, desenvolvimento de vários projetos educacionais, esportivos, culturais e sociais.
A atual denominação – Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann – foi assumida pela escola em 2008, sendo um pólo educacional de referência. Muitas mudanças ocorreram ao longo destes 79 anos, sempre pensando no melhor para o ensino dos alunos e sempre com foco no pensamento e na postura de fé de Martinho Lutero, que deram origem ao jeito de ser dos luteranos, que sempre tiveram um compromisso profundo com a educação em todos os níveis e a defesa da fé como valor máximo da vida.
O Diretor do CFJL, Sedelmo Desbessel diz que a história da escola se confunde com a de Horizontina e com a história pessoal de muitas pessoas. "Somos o resultado de um sonho dos primeiros imigrantes que aqui chegaram, entre eles, o meu avô, Edmundo Desbessel, um dos três fundadores da Comunidade Dr. Martinho Lutero que deu origem ao Colégio. A educação era tão importante para os nossos antepassados que construíram primeiro a escola e depois a igreja. Estudaram aqui assim como eu os meus pais, meu irmão, meus filhos e agora meu neto Lucas". Ele faz questão de agradecer a todos que fazem parte da história do CFJL e que colaboram para seu crescimento, e destaca: "Dificilmente encontraria palavras para descrever o que sinto, é a história da minha vida, dos meus sonhos e realizações. A emoção é muito grande em ver que o nosso CFJL é uma referência em educação e vem sendo a base para os grandes voos dos nossos alunos. Nada substitui a paixão em ser CFJL".
A escola prepara uma atividade de comemoração para semana que vem, integrando alunos, professores e colaboradores.