Aprender sobre a diversidade cultural e resgatar a história e as raízes do povo brasileiro foram a proposta do trabalho proposto pela professora de Geografia, Elizabete Ávila, aos seus alunos do 9º ano.
Em grupos, os estudantes desenvolveram trabalhos escritos e artesanais para conhecer mais sobre a vida do povo indígena e a história do país, valorizar seus hábitos e costumes e reconhecê-lo no dia a dia e para refletir sobre a influência do branco na vida do índio e vice versa. Para auxiliar os alunos, cada grupo recebeu um informativo com dados importantes sobre os povos indígenas do Rio Grande do Sul e do Brasil.
A professora Elizabete explica que os educandos devem ter conhecimento sobre as diversidades culturais e sociais e que através deste contato ocorrerá a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro. “Dessa forma, eles poderão se posicionar contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais”, destaca.
Nesta quinta-feira, dia 17, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estão expostos no pátio da escola para que todos possam apreciar a aprender sobre o tema. O Dia do Índio é comemorado dia 19 de abril.
As atividades tiveram o apoio das professoras Simone Wilke (Artes), Marciane Franco (Língua Portuguesa) e Ângela Fröemming(História).