O Projeto Estudiosos, do CFJL, realizou uma atividade especial com os alunos do 2º A: um bate-papo sobre a importância do professor e o relacionamento entre aluno e professor e uma dinâmica em grupo. O vice-diretor diurno Olmiro Ribeiro Junior e o coordenador do Encontro para Lideranças Estudantis do CFJL, Augusto Garbrecht, falaram sobre a oportunidade que os estudantes têm de aprender com professores qualificados e que estão à sua disposição para ensinar e trocar experiências e vivências, principalmente para atingir um dos principais objetivos dos alunos do ensino médio: passar no vestibular.
Pela dinâmica, a turma foi dividida em dois grupos e foram desafiados a montar a Roda de Genebra, que simula um dos mecanismos necessários para o funcionamento de um relógio. Um grupo recebeu orientação e acompanhamento e outro não, tendo que supor o que era certo e o que era errado.
O grupo que foi orientado conseguiu concluir a tarefa com mais rapidez e eficiência. O grupo que não teve acompanhamento não conseguiu montar o mecanismo e precisou da ajuda do outro grupo e dos instrutores da atividade. Assim, a reflexão foi baseada na dificuldade que as pessoas têm em avançar sozinhas, a necessidade de alguém para orientar, conduzir e explicar, que é justamente o papel do professor, reforçando assim, a sua função essencial e participação positiva na formação dos estudantes.