As turmas da 9ª série, do médio técnico e do curso normal estão aprendendo física de uma forma muito prática e cativante. O projeto “A Física e o meu mundo”, desenvolvido pela professora Diane Zientarski, propõe que a cada semana, como tema de casa, um aluno pesquise uma notícia e conteúdos relacionados a ela, que julgue interessante e que envolva a disciplina, com orientação e acompanhamento da professora. Depois, a cada aula, a turma tem 15 minutos para que todos leiam o resumo elaborado e possam debater e fazer perguntas ao colega responsável. Uma das notícias trazidas foi “Os animais que detectam câncer e avisam pacientes antes de ataques”, e o conteúdo relacionado foi a percepção do olfato por ondas elétricas. Outra notícia trazida por um dos alunos foi “Marte teve lama, rios e lagos no passado”, e a professora relacionou ao estudo da densidade.
“A intenção é aproximar a física do cotidiano do aluno, através da leitura de vários contextos. A leitura, assim, tem como objetivo instigar a curiosidade dos alunos, visto que 15 minutos às vezes não respondem a todos os questionamentos, levando desta forma os alunos a pesquisar e descobrir mais. Busco ensinar eles a questionar e a ajudar a sanar as duvidas. Procuro também mostrar a eles que não temos respostas para tudo, assim como a ciência, mas a partir de um questionamento em aberto, devo buscar informações para sanar as dúvidas”, explica a professora. Ela também diz que já está percebendo maior interesse pela física, pois os alunos estão questionando bastante e interagindo mais nos conteúdos estudados.