A Internet surgiu, inicialmente, por meio de pesquisas militares, durante a Guerra Fria, na década de 1960. A ferramenta tornou possível a transmissão de informações sigilosas e que precisavam ser salvas, caso os meios de comunicação convencionais fossem destruídos. Em um segundo momento, a Internet começou a ser usada nas universidades, mas somente na década de 1990 alcançou a população em geral. Esta tecnologia, que rapidamente conquistou o seu espaço está trazendo muitos benefícios, mas também é necessário prestar atenção em algumas questões, como os jogos, séries e a disseminação de falsas notícias.
O CFJL vem discutindo desde o início de abril, questões atuais e que fazem parte do dia a dia dos alunos, como os jogos “Baleia Azul” e o “Jogo do Desmaio”, além de algumas séries assistidas pelos jovens. O objetivo é fazer com que os alunos falem sobre assunto, esclareçam suas dúvidas e saibam que a escola está aberta ao diálogo. As aulas de Ensino Religioso, ministradas pela professora Cristiane Aimi Ribeiro estão sendo usadas para desenvolver este tipo de atividade.
Durante as aulas, principalmente da 7ª, 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental, os estudantes, além de debaterem abertamente sobre estes assuntos, trabalham questões filosóficas, as amizades e a importância do diálogo entre eles e com seus familiares e professores. É importante saber o que é necessário para viver bem. É trabalhada também a questão de como o Brasil é um país acolhedor, em comparação aos países onde são produzidas algumas séries ou surgem estes jogos na Internet.
A professora Cristiane relata que quando é procurada para falar sobre os jogos e séries, procura no final de sua fala sempre deixar uma mensagem positiva, assim como faz em suas aulas. “O conteúdo do Ensino Religioso permite que eles falem, tragam as preocupações deles. É importante que eles tragam as questões que fazem parte do universo estudantil e adolescente deles pra sala de aula, que eles possam falar o que estão sentindo, as suas dúvidas, mas isso também está atrelado ao conteúdo da disciplina”, afirma Cristiane.
A instituição de ensino quer alertar os familiares a prestar atenção no comportamento dos jovens, por isso, não deixe de procurar o CFJL para conversar sobre eventuais dúvidas ou sugestões em relação a esta temática. Pais auxiliem seus filhos na escolha das séries a serem assistidas, verifiquem a classificação indicativa e se o conteúdo é relevante e construtivo. Saibam o que seus filhos estão acessando e, acima de tudo, pesquise, informe-se, nem tudo o que está na Internet é verdade, procure fontes alternativas.