Na última quinta-feira, 4, a partir das 14h foi realizada a primeira formação de líderes de turmas do CFJL, no auditório da escola. Participaram da atividade cerca de 40 alunos, da 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino médio, além dos integrantes do GEBM (Grêmio Estudantil Borges de Medeiros). Na ocasião, o vice-diretor, Olmiro Ribeiro Junior explanou sobre o projeto e seus objetivos, já a formação e as dinâmicas estão sendo realizadas pela professora Sonia Bianchi.

O objetivo principal desta formação é fazer com que os alunos consigam colaborar com o estudo dos colegas e deles mesmos, exercer a liderança dentro da escola como um todo e incentivar, inclusive, a formação de possíveis líderes no futuro. Para a professora Sonia, este tipo de atividade vai despertar o espírito de cooperação e de solução de problemas. “O objetivo é que a aprendizagem em sala de aula aconteça, e eles são as pessoas que vão ajudar a coordenação nesta conversa”, afirma a professora.

No primeiro encontro foi trabalhada a dinâmica do “Nó Humano” e o primeiro estudo do grupo será o livro “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter. A ideia é de que nos próximos encontros sejam convidadas outras pessoas, até mesmo de fora do CFJL, para apresentar falas e ideias diferentes a eles. 

Os líderes de turmas são escolhidos pelos próprios colegas, no início do ano letivo, juntamente com o professor conselheiro. A maioria das turmas possui dois representantes, mas algumas séries contam com até quatro líderes. 

Os encontros devem ocorrer uma vez por mês, em uma quinta-feira, dia em que a maioria dos alunos está disponível. O próximo encontro está previsto para início do mês de junho.