As crianças possuem, naturalmente, um potencial criativo. E as professoras do CFJL buscam desenvolver esse potencial desde muito cedo. E na turma da 1ª série, o brincar ainda está muito presente no dia a dia deles, portanto, são motivadores os desafios que envolvem as brincadeiras.
E se então, para brincar, os alunos tivessem que criar seu próprio brinquedo?
Foi com esse objetivo que a professora Aline Pisoni da Silva despertou a criatividade em seus alunos e, além disso, mostrou que é possível criar coisas novas a partir de objetos e materiais que já possuem em casa.
O aprendizado quanto ao desperdício, quanto aos impactos do descarte indevido de materiais na natureza, entre outros aspectos ambientais aconteceu de forma sutil, divertida e que marcou a aula na memória dos pequenos.
Nas imagens registradas após a criação é possível perceber a satisfação dos alunos com suas obras. “Vale destacar que foi uma atividade que envolveu concentração e coordenação motora para executá-la, pois todos criaram o chamado bilboquê”.
Utilizando garrafas PET, cordas e pequenos objetos, os alunos brincam ao serem desafiados a colocar o objeto dentro do recipiente plástico, apenas com o movimento da corda.
Outra atividade desenvolvida foi baseada no filme Divertidamente, que fala sobre as emoções!
“Confeccionamos as cinco emoções em forma de fantoches: Raiva, Medo, Alegria, Nojinho, e Tristeza. Trabalhamos sobre a importância de controlar essas emoções para um convívio feliz e saudável”, explicou a professora Aline.