O psicólogo Geferson Sucolotti, de Santa Rosa esteve no CFJL na noite desta quarta-feira, 28, para conversar com pais e filhos, sobre os aspectos comportamentais que influenciam na formação dos futuros adultos. Um assunto que também preocupa educadores do CFJL em seu papel de auxiliar no crescimento pessoal e no intuito de trabalhar essas questões junto com as famílias.

Na visão do psicanalista, os pais precisam ter um pulso firme e fazer com que os filhos, desde criança, entendam a autoridade de pai e de mãe. “Os pais precisam ter autonomia, garantir o respeito acima de tudo. Do contrário, quanto chega na adolescência, na vida adulta, é bem mais difícil ensinar esses valores, ou seja, ensinar que temos direitos e deveres, tanto na nossa casa, perante os pais;  na escola, com os professores e na vida em sociedade”, comentou. Geferson também apresentou aos pais e filhos que acompanharam a família, que o uso excessivo da internet e de jogos eletrônicos aumentam consideravelmente os índices de infelicidade das pessoas. “Então, eu analiso que, quanto mais os pais liberam esse acesso, sem controle aos seus filhos, eles estão colaborando para a infelicidade deles. Que pai e que mãe pensam em trazer infelicidade ao seu filho?”, questionou o psicólogo.

Ele esclarece também que é necessário dar exemplos. “Nós sabemos que a internet oportuniza diversas coisas interessantes, positivas. Nós adultos somos influenciados pelas redes, temos nossos grupos no WhatsApp, e somos influenciados pelos amigos. Imaginem crianças e adolescentes. Eles também sofrem influências, das quais os pais devem ficar atentos, acompanhá-los, saber o que acessam, o que assistem. Não é proibir, mas saber que existe hora e limite para tudo. E, os pais, devem ser exemplos. Devem oferecer alternativas de outras atividades em família. Vai desligar a televisão e o computador e vão fazer o quê?”, provoca Sucolotti.

Com esse intuito, Sucolotti destacou as mudanças na forma de como os pais hoje, educam seus filhos. “Trabalho há 30 anos no atendimento de conflitos familiares, com adolescentes e famílias. O que posso dizer primeiramente, é que a resolução desses problemas funciona melhor quando todos decidem melhorar juntos”, afirmou.

Outras oportunidades com outros temas também serão preparados pelo CFJL para que as famílias tenham momentos de crescerem juntas