A última sexta-feira e sábado, dia 7 e 8 de julho foram de intensa movimentação no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. A Escola Aberta, no primeiro dia de evento recebeu a visita de dez escolas da região, vindas dos municípios de Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso e São Martinho, além de Horizontina. O segundo dia de evento reuniu, principalmente, pais e familiares de alunos.

Neste ano, a Escola Aberta contou com a exposição de 62 trabalhos, que trabalharam o tema: “Gestão e construção do meu meio”. O evento tem como objetivo principal valorizar as produções dos estudantes, desde o ensino Fundamental I, até o ensino médio e técnico. Com isso, os alunos recebem estímulo à pesquisa e tem a oportunidade de interagir com professores, direção e funcionários da escola. Para chegar ao resultado final de seus trabalhos, os alunos passaram por várias etapas, para conseguir alcançar o melhor resultado possível, sempre com o auxílio de um professor orientador, com conhecimento sobre a temática trabalhada.

O evento iniciou com uma Hora Cívica, em que se fizeram presentes, além da comunidade escolar, autoridades do município. Ocuparam lugar de destaque, a direção e coordenação do CFJL, organização da Escola Aberta, o prefeito de Horizontina - Sr. Antônio Otacílio Lajus, a Secretária de Educação - professora Ivete Callegaro da Silva, o Presidente ds Câmara de Vereadores - Diogo Weiss, o presidente da Paróquia Evangélica - Irio Grings e o representante da Caixa Econômica Federal - Andre Luís Gay. Os pronunciamentos contaram com diversas reflexões, iniciando pelo vice-diretor do CFJL, Pastor Olmiro Ribeiro Junior, que falou sobre acreditar.

Após a cerimônia de abertura, as autoridades foram convidadas a conhecer os trabalhos dos alunos. Logo após, também iniciou a visitação pelas escolas externas. Esta foi uma excelente oportunidade de proporcionar à comunidade um contato mais próximo com o CFJL, conhecer métodos de ensino e resultados, além de proporcionar um dia diferente, para conhecer diversos projetos inovadores.

Os alunos usaram muita criatividade e ousaram nas escolhas dos temas. Foram as mais diversas temáticas e possibilidades de ideias e práticas para melhorar o local em que vivem. Os trabalhos vão desde temas relacionados a novas possibilidades de ensino e novas ferramentas para educação, até a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

Os trabalhos também foram avaliados por uma comissão, sendo que os resultados serão apresentados na segunda quinzena de agosto, em data a ser divulgada pela organização do evento. A avaliação foi dividida em duas partes, sendo a primeira, a análise por pessoas internas, que avaliaram o trabalho escrito - pesquisa e a apresentação, já os avaliadores externos, examinaram a apresentação. Ao todo foram analisados 10 itens.

O CFJL parabeniza os alunos pela dedicação com seus trabalhos e por acreditarem que suas ideias podem auxiliar na gestão de construção de um espaço melhor. Também merecem destaque a organização do evento, representada pelas professoras Sheila Bonetti e Diane Raquel Zientarski, juntamente com a direção e coordenação do CFJL. Nosso muito obrigado também a cada escola, que saiu da sua rotina para visitar este evento e aos pais, familiares, autoridades e comunidade em geral.