A turma do 2º ano do Ensino Médio do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann participa do programa Miniempresa, da Associação Educativa Junior Achievement, que explica na teoria e na prática a rotina de uma empresa, independente do seu ramo de atividade. O programa em Horizontina é acompanhado pela ACIAP, que é a entidade homologada da Junior Achievement para desenvolver seus programas.
As jornadas acontecem uma vez por semana, em turno inverso, e tem a orientação de colaboradores de empresas associadas da ACIAP, que voluntariamente estão integrados neste programa. Os voluntários trabalham em diversas áreas, como marketing, recursos humanos, financeiro e produção, sendo que compartilham suas experiências com as ideias lançadas pelos estudantes.
Na noite desta terça-feira, 15 de agosto, a turma do 2º ano B, trouxe quatro ideias de produtos para que fosse definido um, no qual a turma desenvolverá as ações de produção, venda e distribuição de lucros, a partir de números reais de mercado. Depois das ideias apresentadas, a turma optou por produzir um aromatizante de ambientes, que será chamado “Aromak” e a empresa, foi batizada de “Essencity”.
“Desenvolvemos todas as fases da criação de uma empresa e do desenvolvimento de produtos, desde custos de produção, responsabilidades fiscais, financeiras, contratos de trabalho, capital, etc. Estou nesse projeto porque acredito nele, e defendemos que não é necessário ter uma empresa para ser empreendedor. O colaborador, o funcionário deve desenvolver o empreendedorismo e, com isso, crescer profissionalmente dentro da sua empresa, desenvolvendo projetos e sugerindo melhorias. Acredito que este seja o caminho para melhorar nosso país, nosso mundo, porque daqui a pouco são esses jovens que estarão no mercado de trabalho. Aqui eles conseguem ter noção do seu perfil, se querem ou não ser donos de um negócio e tudo o que envolve essa atividade”, comenta o engenheiro ambiental e especialista em Segurança do Trabalho, Mario Gaertner, ex-aluno do CFJL, que participou do programa da Junior Achievement no ano de 1997.
Na próxima semana, o grupo definirá a organização e estrutura da empresa, como líderes de cada setor, ações da empresa, entre outros aspectos burocráticos.