O incentivo a leitura é uma constante no ambiente escolar. No CFJL, os alunos são motivados a conhecerem as diferentes abordagens de ideias, argumentos, pensamentos e reflexões sobre o mundo, sobre as pessoas e suas relações, por meio de obras literárias.
Com um acervo de mais de 4 mil títulos na Biblioteca Castro Alves, a tarefa é desafiadora na hora de escolher o autor ou a obra a ser descoberta. Nesse sentido, a orientação do professor é sempre relevante e produz muito mais sentido. A professora Elisiana Tischler Nedel, que ministra a disciplina de produção textual, desafiou seus alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a conhecer quatro autores: Moacyr Scliar (6º ano), Walcir Carrasco (7º ano), Luiz Galdino (8º ano) e Luis Fernando Veríssimo (9º ano).
A professora orientou que os alunos fizessem a leitura das obras e depois, compartilhassem com os colegas, usando a criatividade na apresentação das histórias e dos autores. “Foi um trabalho muito interessante, porque todos apresentaram maneiras diferentes para contextualizar o conhecimento. Alguns utilizaram dinâmicas, outros da tecnologia, outros de forma mais artística. Digo sempre que ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, nos colocamos de modo favorável ou não aos pontos de vista, analisamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos. Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida”, destaca a professora Elisiana.
Os alunos destacaram um pensamento do autor Walcir Carrasco, na obra Estrelas Tortas, para exprimir o aprendizado nessa tarefa:
“Que a gente é como um pedaço da noite.
De longe, estrelas perfeitas
De perto, estrelas tortas”