Na quarta-feira, dia 23, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann recebeu seis escolas da região para o XXV Dia do Canto. O evento é realizado anualmente, e neste ano contou com a presença das seguintes escolas da Rede Sinodal de educação: Colégio Evangélico Augusto Pestana – Ijuí, Setrem - Três de Maio, Colégio Evangélico Panambi – Panambi, Colégio Evangélico Rui Barbosa – Giruá, Colégio Sinodal Rui Barbosa – Carazinho e Instituto Sinodal da Paz - Santa Rosa.

As atividades foram organizadas pela direção e coordenação do CFJL e contou com o importante apoio do Grêmio Estudantil Borges de Medeiro – GEBM e dos grupos de teatro “Eis a Questão I” e “Eis a Questão II”. Ao todo, quase 300 alunos do Ensino Fundamental participaram da programação.

As escolas foram recepcionadas por personagens de histórias infantis e encaminhadas para a arena CFJL para a abertura do evento. Para iniciar as atividades com muita alegria, o vice-diretor do CFJL, Pastor Olmiro Ribeiro Junior realizou uma reflexão e convidou os alunos e professores presentes a cantarem, acompanhados pelo professor de música Francis Vidal Cezar. Após a reflexão, os estudantes dançaram e se exercitaram com as professoras Vanessa Marques e Mavieli Tolfo, com músicas infantis.

A tarde foi um momento de ambientação com o lugar das apresentações, que foram realizadas na Paróquia Evangélica de Horizontina e depois, cada grupo participou de oficinas: Escultura de balão, Xadrez, Ecocar, Informática, Cupcake Químico, Jogos cooperativos e apresentação da Orquestra do CFJL.        

O momento mais esperado do dia teve início às 18h30min, com as apresentações dos corais das escolas. Dez grupos se apresentaram, com um total de 28 canções. O repertório foi muito diversificado, com músicas nacionais e internacionais, com diversos ritmos e estilos. Para encerrar o evento, os grupos se reuniram e formaram o chamado “Grande Coral”.

O regente do coral CFJL, professor Francis Vidal está participando pela primeira vez do evento, ele afirma que este é um importante momento para troca de experiências. “Temos vários corais da região envolvidos, isso é importante para que os alunos aprendam uns com os outros, além de ser aberto à comunidade. É um momento de socialização, com muitas atividades, novas amizades, além dos benefícios que o canto traz para os alunos”, comenta Francis.