A Orquestra CFJL/FAHOR participou da 36ª edição do Encontro de Orquestras da Rede Sinodal – Encore, no último final de semana. Devido ao grande número de inscritos para este ano, as apresentações aconteceram em duas sedes: Colégio Evangélico Divino Mestre, na cidade de São Leopoldo-RS e na Escola Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires-RS. Ao todo, cerca de 600 alunos participaram das apresentações, sendo que o CFJL/FAHOR participou na sede de Venâncio Aires, em que o total de alunos foi de 350.

A Orquestra Jovem CFJL/FAHOR, composta por 35 alunos de diversas séries, participou pela 11ª vez do Encore, com instrumentos de cordas, sopros e percussão. Os alunos estão trabalhando há quatro anos com a prática de preparar um repertório especial para este momento, com um destaque maior para os Medley. Neste ano, os estudantes apresentaram um Medley intitulado "Séries em Série", com arranjo de Cleverton Ströher, em que foram abordados os temas das séries: Game of Thrones, Supergirl, Flash, Star Trek, Daredevil, The Walking Dead, The Simpsons e Hawaii Five-0.

Cada escola teve um espaço individual de 10min para apresentação. Um diferencial do evento é a formação da Grande Orquestra, momento em que todas as escolas se reúnem para apresentar um repertório definido com antecedência. Outro ponto positivo do Encore é o fato de não haver competição entre as escolas, sem classificação ou premiação.

O regente da orquestra, professor Cleverton Ströher afirma que o Encore é uma excelente oportunidade de crescimento para os alunos. “O evento é altamente estimulante à evolução técnica e de conhecimentos em música, no sentido de que durante os três dias do encontro ocorrem ensaios, em que as escolas são reunidas para a formação de uma Grande Orquestra. Estes ensaios são ministrados pelos professores de Música participantes havendo uma rica troca de conhecimentos”, relata Cleverton.

Vanúcia Sebben Borges, mãe de um aluno integrante da orquestra, acompanhou a equipe CFJL/FAHOR no evento e ficou encantada. Ela relata que poderia destacar vários pontos positivos sobre o evento, como a organização, educação e disciplina dos alunos. “Os alunos se envolvem de corpo e alma no evento. Fiquei muito impressionada! A relação de cada um com seu instrumento é de muita responsabilidade. Eles se dedicam a buscar o melhor que há dentro deles é muito incrível”, afirma Vanúcia.

A mãe também comenta sobre o incentivo do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann em relação à música. “Depois de ter vivenciado o Encore, entendo melhor o incentivo que a escola dá às aulas de música e às oficinas. Isso ajuda a desenvolver a personalidade da criança e do jovem, a disciplina e a responsabilidade, pois cada um é responsável pelo seu instrumento” relata Vanúcia.

O CFJL parabeniza os alunos pela dedicação e agradece o professor Cleverton por todo empenho com o ensino de música.