Na última semana, os alunos do 1º ano A realizaram uma aula prática sobre Geometria Molecular, durante as aulas de química, ministradas pela professora Sheila Bonetti.

As moléculas são estruturas formadas por uma quantidade fixa de átomos ligados por meio de ligações covalentes,  que se formam quando os átomos compartilham pares de elétrons. Por exemplo, praticamente todo mundo já ouviu alguma vez que a molécula de água é H2O, o que quer dizer que cada molécula de água é formada por um oxigênio ligado covalentemente a dois átomos de hidrogênio.

A molécula de água é plana, isto é, podemos ilustrá-las em um único plano. No entanto, isso não ocorre com a maioria das moléculas que formam as substâncias, pois elas são tridimensionais, isto é, seus átomos dispõem-se de diferentes ângulos e formas no espaço. Por esse motivo surgiu o estudo da Geometria das Moléculas.

Para que os alunos pudessem visualizar os ângulos e a tridimensionalidade das moléculas, a professora incentivou o uso de balões e goma, para ilustrar esse aprendizado. Os alunos fizeram o estudo das geometrias moleculares para moléculas de até cinco átomos; das geometrias moleculares considerando os pares de elétrons livres e depois as representaram utilizando modelos com balões e goma.