No dia 29 de setembro o Colégio Teutônia sediou o 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. Com o tema “Sustentabilidade da educação à profissão”, o evento reuniu estudantes, professores, orientadores e avaliadores num dia especial dedicado à pesquisa.

Os alunos de ensino médio e técnico do CFJL estiveram participando do Fórum com seus projetos, alguns já apresentados na Escola Aberta e o resultado mais uma vez, trouxe satisfação.

No Ensino Médio, o campeão foi o projeto “Ecocar”, desenvolvido pelos estudantes Henrique Gerhardt e Vinícius Schwingel, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. Em 2º lugar, “Análise de propriedades da erva daninha Portulaca oleracea na redução da acne”, dos estudantes Peterson Haas e João Pedro Lima, do CEAT, de Lajeado; e, em 3º lugar, “Mecanismo de adaptação para promover a acessibilidade de edificações antigas”, das estudantes Laura Klafki e Eduarda Eccher, do CEAT, de Roca Sales.

Os critérios de avaliação dos projetos apresentados foram clareza, objetividade, fluência verbal, domínio de conteúdo, criatividade e originalidade, além do relatório, banner e explanação no espaço da exposição, bem como a postura do estudante durante o evento. Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Médio e Educação Profissional receberam medalhas, enquanto que o campeão em cada uma das categorias ainda recebeu troféu para a instituição de ensino e o prêmio de R$ 3 mil para os integrantes.

Além das medalhas e da premiação, o projeto “Ecocar”, que recebeu a maior pontuação dentre todos os projetos, está classificado para representar a Rede Sinodal de Educação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2018 (Mostratec).

Fotos – Paulo Bechaire / CFJL

 


Fonte e Foto – Leandro Augusto Hamester